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Empresa de TV por assinatura e bancos lideram reclamações em janeiro no Procon

TV por assinaturaA empresa de Tv por assinatura SKy Brasil lidera o número de reclamações feitas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), nos primeiros 20 dias de janeiro deste ano. Até esta quarta-feira (20), 40 usuários procuraram o órgão municipal se queixando de problemas e falhas na prestação do serviço na Capital. Ano passado, a mesma empresa ocupou o segundo lugar em reclamações com 553 usuários insatisfeitos com SKy Brasil.

Em segundo lugar aparece o Banco Ibis S/A com 33 notificações, seguido de perto pelo Banco Itaucard que aparece com 30 reclamações. Em apenas 20 dias, o número de pessoas que buscaram ajuda no SAC já ultrapassa a casa de mil atendimentos, chegando a 1.021. A maior demanda se refere a produtos com vício, além do aumento das solicitações de fiscalização.

Em todo mês de janeiro de 2014, o SAC do Procon-JP realizou 1.055 atendimentos. “Em 20 dias do ano já temos quase 100% do número global de janeiro do ano passado”, disse o secretário Helton Renê, acrescentando que o aumento das reclamações ocorre devido a vários fatores, a exemplo do grande consumo no mês de dezembro com as festas de final de ano e as promoções no início de janeiro, além de uma maior conscientização do consumidor.

Para ele, com o aumento do consumo é quase certo que as reclamações também aumentarão. “As demandas dos chamados produtos com vício, ou seja, que apresentam algum problema, são comuns, já que provocam muitos problemas na hora da troca. Mas as denúncias corriqueiras registradas pelo Procon-JP também continuam a chegar, como contra bancos, telefonia e lojas em geral, tanto que não existe nenhuma empresa fornecedora ou prestadora de serviço disparada na frente no ranking das mais reclamadas”.

Helton Renê salienta que outra grande demanda nessa época de matrícula nas escolas privadas se refere à lista de material escolar, onde os pais estão mais atentos para os itens considerados irregulares. “O consumidor, de uma forma geral, está mais consciente e não aceita mais ser enganado, até porque esse consumidor não é mais o mesmo de 10 anos atrás. Daí o aumento do movimento no SAC do Procon-JP e em suas linhas telefônicas. Devemos salientar que o total de reclamação diz respeito a todo atendimento, desde uma ligação para dirimir dúvidas, até a abertura de um processo contra um fornecedor ou prestador de serviço”.

Foram registrados 12.589 atendimentos em 2014, com a assistência preliminar atingindo o número de 4.849, onde a resolução da demanda chega a 80% em poucas horas. Os casos que terminaram em processos administrativos somaram quase 6 mil no ano passado e, nesses casos, o período de resolução é mais longo porque se precisa cumprir todo o trâmite legal, assim como os prazos previstos em lei, que não levam mais de três meses para serem resolvidos.

Ranking 2015

No ranking das 10 empresas mais reclamadas nos 19 dias de janeiro de 2015 estão: Sky Brasil (40); Banco Ibis S/A (33); Banco Itaucard (30); TNL PSC S/A (OI) (27); Atacadão dos Eletrodomésticos do Nordeste (26); Caixa Econômica Federal (26); TVP João Pessoa (NET) (26); Samsung (25); Claro S.A., Cagepa, Armazém Paraíba e TIM Nordeste S.A. (21 cada uma).

Ranking 2014

No ranking das 10 empresas mais reclamadas estão: TNL PSC S/A (OI) (801); Sky Brasil (553); Samsung (527); Banco do Brasil (481); TVP João Pessoa (NET) (474); Caixa Econômica Federal (376); Banco Ibis S/A (365); Digibras Ind. S/A (CCE) (313); Banco Itaucard (311); e N Claudino (Armazém Paraíba) (301).

Assessoria

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