Emílio Surita gera revolta ao fazer piada homofóbica com jornalista da GloboNews (vídeo)
A fala instantaneamente viralizou e a emissora foi obrigada a pedir desculpas, temendo novos processos e problemas com a concessão
Emílio Surita gerou revolta nas redes sociais após fazer uma piada homofóbica sobre a maneira como o âncora da GloboNews Marcelo Cosme gesticula.
“Bem GloboNews. Como chama aquele cara que faz o programa à noite? Marcelo… Estamos aqui com um programa maravilhoso. Ele é muito solto”, disse.
A fala instantaneamente viralizou e a emissora foi obrigada a pedir desculpas, temendo novos processos e problemas com a concessão.
No Brasil, a homofobia foi equiparada ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2019. A decisão, tomada por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26, estabeleceu que atos de discriminação e preconceito contra pessoas LGBTQIA+ devem ser punidos de acordo com a Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes de racismo. A medida foi considerada necessária devido à omissão do Congresso Nacional em legislar especificamente sobre o tema. Com isso, a homofobia e a transfobia passaram a ser enquadradas como crimes no Brasil, sujeitando os infratores a penas que variam de um a três anos de prisão, além de multa.
Boicote a Emílio Surita e a Band, dona dea defende Marcelo Cosme de piadas homofobicas de Emílio Surita e sua equipe, isso é Lamentável, homofobia é crime! pic.twitter.com/5CDya60auc
— Madonna sincera (@mdnsincera) July 25, 2024
Com Brasil 247