“Emilia Pérez” vence “Ainda Estou Aqui” no Critics’ Choice Awards de 2025
"Emilia Pérez" conta a história de um chefe de cartel mexicano que contrata uma advogada para ajudá-lo a desaparecer e realizar sua transição de gênero
No Critics’ Choice Awards 2025, o filme francês “Emilia Pérez” venceu o brasileiro “Ainda Estou Aqui” na categoria de melhor produção em língua estrangeira. A cerimônia foi realizada na sexta-feira (7), nos Estados Unidos.
Além das duas produções citadas, concorriam os longas “Tudo Que Imaginamos Como Luz”, “Flow” e “A Semente do Fruto Sagrado”.
No entanto, o filme sofreu forte reação no México devido a críticas sobre a qualidade ruim do espanhol do elenco, uso de estereótipos, filmagens em Paris com poucos membros do elenco mexicano e tratamento leve da questão dos desaparecimentos forçados — mais de 100.000 pessoas estão desaparecidas no México. O diretor Jacques Audiard também foi criticado por dizer que não sentiu a necessidade de fazer muita pesquisa para fazer o filme.
“Ainda Estou Aqui” e “Emília Perez” disputarão prêmios no Oscar, marcado para o dia 2 de março. (Com informações da Reuters).