Embrapa Algodão busca emendas de deputados da Paraíba
A pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Algodão, Nair Helena Castro Arriel, foi recebida nesta terça-feira, 05, pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos). Ela apresentou propostas para a LOA 2025, por meio de emendas parlamentares, para ações do governo estatal principalmente para a cotonicultura de base familiar e para pequenos e médios agricultores.
“Trouxemos material informativo para entregar aos deputados mostrando as vantagens de algumas máquinas e implementos desenvolvidos pela nossa equipe, como as descaroçadoras, máquinas enfardadoras e triciclos para tração de cultivador de enxadas para preparo do solo, semeadoras e capinas e pulverizadores de barra”, disse Arriel.
Galdino mostrou interesse também no cultivo de espondias , especialmente umbuzeiro, cajaraneira, umbu-cajazeira e umbugueleira, que ocorrem no Nordeste do Brasil, todas as fruteiras tropicais em fase de domesticação e com grande potencial para exploração agroindustrial. Além de Adriano Galdino, ela foi recebida pelos deputados Chió (Rede Sustentabilidade), Eduardo Carneiro (Solidariedade), Romualdo Sousa (MDB) e pela deputada Cida Ramos (PT).
O presidente da Casa de Epitácio Pessoa se comprometeu em mobilizar os deputados para aderirem à disponibilização de emendas parlamentares para o próximo exercício. “Nossa demanda para colocar essas tecnologias nas mãos dos agricultores paraibanos é bem modesta. Com cerca de R$ 1 milhão, poderemos entregar no próximo ano muito do que já temos disponível nessa área”, garante a pesquisadora, que esteve acompanhada do pesquisador Luiz Gonzaga Chitarra, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade.
Na próxima semana, os dirigentes da Embrapa Algodão votarão novamente na AL para entregar ofícios individuais a todos os deputados e deputados que estiverem presentes.
Por Dalmo Oliveira da Silva (0859 | MTE-PB)
Embrapa Algodão