INTERNACIONAL

Embaixador palestino reverbera fala de Lula sobre Gaza: “mais do que chacina, mais do que Holocausto, mais do que genocídio”

"Não dá para dizer que somente é um genocídio. É mais", disse Ibrahim Alzeben

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, saiu em defesa do  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela declaração em que comparou o massacrede civis palestinos em Gaza ao Holocausto.  O embaixador expressou a dificuldade em encontrar uma classificação adequada para o conflito em andamento, mas disse que seria “mais do que chacina, mais do que Holocausto, mais do que genocídio”.

“Acho que o que está acontecendo na Faixa de Gaza é pior [do que o Holocausto], porque a situação de Gaza agora é tão dramática que não dá para comparar com nenhuma outra guerra no mundo, seja a 1ª Guerra Mundial ou a 2ª Guerra Mundial, estamos falando do século 21”, disse Alzeben em entrevista ao Poder360.

“Não estamos minimizando, de jeito nenhum, a dor que toda a humanidade sofreu no Holocausto […] Agora, o caso de Gaza, é um caso sui generis, onde o mundo está assistindo toda esta barbárie por TV, por imagens. Na 2ª Guerra Mundial, não tinha tanta comunicação, era uma guerra mundial entre superpotências, não é o caso. Não dá para dizer que somente é um genocídio. É mais”, ressaltou o diplomata. Ainda segundo Alzeben, a posição da Palestina não é contra a comunidade judaica como um todo e que afirmar que  são antissemitas é uma “falsificação da história”. “Somos contra a ocupação israelense no nosso território e essa posição seguiremos lutando até acabar com esta ocupação. Nosso povo tem direito a viver em paz no seu território”, disse.

O presidente Lula tem se destacado como a principal voz no mundo a se erguer contra o genocídio perpertrado pelo governo de Benjamin Netanyahu contra o povo palestino. Desde o 7 de outubro, Netanyahu já comandou o assassinato de 30 mil palestinos, sobretudo mulheres e crianças, feriu 70 mil, deslocou 1,5 milhão de pessoas e destruiu as residências e a infraestrutura de Gaza. Rabinos judeus ortodoxos do grupo Torah Judaism dão razão ao presidente brasileiro e dizem que as ações de Netanyahu são ainda mais graves do que as práticas nazistas.

Com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo