Embaixador de Israel provoca indignação de judeus ao usar estrela amarela na ONU (vídeo)
A estrela amarela remonta à época da Alemanha Nazista, quando líderes políticos usaram a insígnia identificadora para marcar os judeus
O embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, disse durante uma reunião do Conselho de Segurança que exibiria uma estrela amarela em seu peito, até que o órgão condenasse o que chamou de atrocidades do Hamas. O símbolo remonta à época da Alemanha Nazista, quando líderes políticos usaram a insígnia identificadora para marcar os judeus.
“Alguns de vocês não aprenderam nada nos últimos 80 anos. Alguns de vocês esqueceram por que este órgão foi estabelecido”, disse Erdan, criticando a postura do Conselho em “permanecer em silêncio” sobre os recentes ataques do Hamas a Israel.
Porém, não demorou para que vozes indignadas se manifestassem. O presidente do Memorial do Holocausto Yad Vashem, Dani Dayan, reagiu ao gesto de Erdan. Ele afirmou em suas redes sociais que a ação do embaixador “desonra tanto as vítimas do Holocausto quanto o Estado de Israel. A estrela amarela simboliza o desamparo do povo judeu quando estávamos à mercê de outros”.
Israel’s UN envoy wears yellow star during Security Council meeting pic.twitter.com/vlvZzLYsXb
— RT (@RT_com) October 31, 2023
DiarioPB com Brasil 247