Em Salvador: João Azevêdo destaca importância do Consórcio Nordeste para atração de investimentos
O governador João Azevêdo participa, logo mais, em Salvador, na Bahia, da reunião do Consórcio Nordeste com os demais governadores da Região. Dentre as pautas que serão discutidas no encontro, estão o incremento da oferta de serviços de saúde e o processo único de compras para os Estados. A reunião de hoje também marca a formalização do Consórcio Nordeste.
O chefe do Executivo da Paraíba destacou em sua chegada à reunião que o Consórcio Nordeste cria possibilidades de investimentos nacionais e internacionais e representa mais de 50 milhões de habitantes. “Essa é uma nova forma de interagir com o mundo porque o Consórcio começa a despertar interesses da União Europeia e da China, por exemplo. Nós sabemos que no atual momento que o país vive, com dificuldades de investimentos, principalmente em infraestrutura, é preciso buscar outras formas de parcerias e essa nova estrutura vai permitir isso”, pontuou.
João Azevêdo também considerou que a criação do Consórcio foi uma iniciativa importante para o Nordeste. “A região tem muito a ganhar não só internamente, com algumas ações que os Estados já estão trabalhando, como a Central de Compras, mas, acima de tudo, nessa relação para fora, apresentando para o mundo uma região riquíssima, belíssima e com um potencial enorme para receber investimentos”, avaliou.
O gestor ainda afirmou que o encontro também vai discutir alternativas para suprir a demanda de médicos nos estados. “A partir do momento que houve a suspensão do programa Mais Médicos, com profissionais cubanos, várias áreas dos Estados ficaram desprotegidas e descobertas e essa pauta vai ser discutida agora”, comentou.
O Consórcio Nordeste atua em nove áreas: desenvolvimento econômico, infraestrutura, meio-ambiente, articulação política e jurídico-institucional, desenvolvimento social, ciência, tecnologia e inovação, segurança pública e administração penitenciária, desenvolvimento da gestão e comunicação pública e estatal.
Assessoria