Em convenção, PSDB confirma candidatura de Aécio Neves

O PSDB confirmou, em convenção nacional do partido realizada neste sábado (14), o nome do senador Aécio Neves (MG) para concorrer pelo partido à Presidência da República nas eleições de outubro.

Os tucanos realizam convenção partidária neste sábado (14), em São Paulo. Apesar de confirmar o nome de Aécio, o partido ainda não definiu quem será o candidato a vice, o que deve ocorrer até o fim deste mês.

aécioescolhidoA legenda afirma que mais de cinco mil pessoas de todo o país participam do evento, que conta com a presença de tucanos como o senador Aloysio Nunes (SP), o  ex-presidente Fernando Henrique Cardozo, o ex-governador José Serra e os governadores Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO), Teotonio Vilela (AL) e Beto Richa (PR).

Aécio foi chamado para discursar no palanque ao som do hino nacional. No início de sua fala, ele lembrou do avô, Tancredo Neves, eleito presidente da República pelo colégio de líderes em 1984, mas que morreu antes de assumir.

Aécio também elogiou ações do PSDB durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“Transformamos a realidade brasileira de forma permanente com o Plano Real. O Real recuperou a confiança do Brasil em si próprio […] Criamos os primeiros programas de transferência de renda e benefícios sociais, aquilo que se tornou depois o Bolsa Família”, afirmou o agora candidato.

Ao criticar o governo do PT,  Aécio argumentou que petistas tinham se colocado contra o Plano Real e contra a Lei de Responsabilidade Fiscal na época em que esses dois projetos foram aprovados.

“Nossos adversários mantiveram a coerência. Quem foi contra o Plano Real é quem hoje não controla a inflação. Quem foi contra a Lei de Responsabilidade Fiscal é quem hoje assina essa contabildade maldita”, criticou Aécio.

O ex-presidente Fernando Henrique, em seu discurso na convenção, também fez críticas ao governo Dilma Rousseff e disse que “as vozes das ruas querem mudança”.

“Elas [as vozes das ruas] cansaram de impunidade, de enganação, de mentira, de distanciamento do governo com o povo. O governo atual ficou distante , acusando quem não devia. Não dá mais, ninguém aguenta mais isso”, afirmou o ex-presidente.

“Posso dizer, do alto dos meus 83 anos, que o Brasil precisa de um líder jovem”, concluiu FHC.

O ex-governador José Serra, que foi o candidato do PSDB na última eleição presidencial, também fez discurso para apoiar o colega de partido. “Esse espírito de mudança, Aécio, que agora converge para a sua candidatura, é o desdobramento de uma longa jornada no Brasil”.

Antes de Aécio ser escolhido pré-candidato, no início do ano, o nome de Serra era um dos cotados para concorrer pelo PSDB ao Palácio do Planalto.

Escolha do vice
Entre os representantes de partidos aliados, foram à convenção o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SDD-SP), e o senador José Agripino Maia (DEM-RN), um dos cotados para ser vice. Outros nomes já mencionados para o cargo estão FHC, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e a ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie.

De acordo com o deputado federal Duarte Nogueira, presidente do PSDB em São Paulo, as negociações sobre o vice continuarão em andamento até o dia 30, fim do prazo para realização de convenções partidárias. “Não vai ser definido agora, mas sai até o dia 30”, garantiu.

Em visita a São João del Rei, em Minas, nesta sexta (13), Aécio Neves disse que a escolha do vice não pode ser apressada. “A indicação do vice ocorrerá, como ocorrerá formalmente por parte de outros partidos até o dia 30 desse mês. Não há porque apressar isso e, repito, felizmente nomes extremamente qualificados, que podem ajudar muito nessa caminhada e no governo do Brasil, estão se dispondo a caminhar ao nosso lado.”

Duarte Nogueira afirmou que, durante a convenção, o partido transmitirá a mensagem de que o nome de Aécio Neves é o mais qualificado para promover a “mudança segura” que a sociedade quer.

“O país precisa tomar novos rumos e essa mudança ela é encarnada no Aécio, pela qualidade das propostas que ele tem amadurecido com a sociedade. […] Aécio reúne as características para uma mudança segura, para trabalhar de maneira construtiva, com olhar para questões sociais, sustentabilidade.”

O deputado Rodrigo de Castro (MG), tesoureiro nacional da legenda, explicou que o partido se mostrará unido em torno de Aécio Neves. “A convenção vai mostrar para o Brasil uma unidade no partido muito grande, um ânimo e uma vontade de mudar e de mostrar para as pessoas que somos o senador é o melhor caminho para isso.”

Outras convenções
Além do evento do PSDB em São Paulo, a cidade terá ainda outra convenção, a do PSTU, que deve confirmar a candidatura de Zé Maria. No evento, que se estenderá até domingo (15), o partido realizará diversos debates, sobre o rumo do Brasil, a atuação do PT, o Orçamento do Brasil, investimentos em educação, a realização da Copa do Mundo, entre outros.

O PV também realiza convenção neste sábado, em Brasília. A legenda deve confirmar o nome de Eduardo Jorge para concorrer à Presidência. O partido vai abordar no evento o programa Viver Bem, Viver Verde, no qual a legenda aborda o desenvolvimento econômico em equilibrio com fatores sociais e ambientais.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo