GERAL

Em 5 anos, JP reduz pela metade taxa de homicídios com uso de arma de fogo

A taxa de assassinatos por 100 mil habitantes na cidade de João Pessoa caiu de 81 no ano de 2011 para 43.7 em 2016. É o que demonstram os dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), disponíveis para conferência pública desde o fim do ano passado. Ainda segundo o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, em relação às ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – com uso de arma de fogo, a taxa de ocorrências na capital paraibana também teve redução: de 72,6 CVLI por 100 mil habitantes em 2011 para 36,2 em 2016. Este ano, a queda no número de ocorrências na cidade é de 12% de janeiro a setembro (de 259 casos para 229).

A queda no número de ocorrências acompanha a tendência de redução no estado, que é o único da federação a contabilizar redução de assassinatos em seu território durante cinco anos consecutivos. No ano de 2011 a Paraíba teve 1.680 CVLI, enquanto que em 2016 foram 1.322. Já a taxa de assassinatos por 100 mil habitantes saiu de 44,3 para 33,1 (redução acumulada de 25,4%).

De acordo com o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, os números diferenciados da Paraíba no cenário nacional se devem ao trabalho de prevenção e repressão qualificadas, desenvolvido pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, por meio do programa Paraíba Unida pela Paz, que objetiva principalmente a redução de crimes contra a vida no Estado desde 2011.

“A nossa atuação está baseada em uma gestão voltada para resultados e em medidas estruturantes, como a Lei Complementar 111/2012, que determinou a responsabilidade territorial dos gestores dos órgãos operativos, a Lei de Inteligência, e bonificações por apreensões de armas de fogo e pagamento de prêmio por metas obtidas pela diminuição nas ocorrências de assassinatos. Enxergamos Segurança Pública como um sistema, que envolve outros órgãos, a sociedade civil organizada e precisa ser acompanhado semanalmente”, destacou.

Transparência – Os dados de CVLI na Paraíba são publicados desde 2012, no endereço www.paraiba.pb.gov.br/especiais/pbunidapelapaz. Os números são divulgados trimestralmente, por cidade, e no site ainda pode ser conferida a metodologia de contagem de assassinatos utilizada pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, que é considerada uma das mais confiáveis do país.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo