GERAL

Em 16 anos Paraíba perde mais de 13 mil hectares de floresta

desmatamentoEm 16 anos, a Paraíba perdeu 13.400 hectares de área de floresta. Esta extensão, em termos comparativos, equivale a 18,7 mil estádios do Maracanã. Os dados estão no ‘Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil’, divulgado semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora tenha tido um dos menores percentuais de perda de área verde do Nordeste, os impactos ambientais causados pelo desmatamento já são sentidos pela população paraibana.

A pesquisa aponta que a perda mais significativa, nesse intervalo de 16 anos, foi entre 2010 e 2012, no qual a Paraíba perdeu 67 Km² de área de floresta. Coincidentemente, nesse mesmo último intervalo de tempo aumentaram as áreas artificiais (sistema viário, construções urbanas e rurais), áreas agrícolas, de pastagem e áreas de ocupação mista (com monocultura, silvicultura e florestas).

Em termos percentuais, a perda de área florestal na Paraíba, considerando os demais estados do Nordeste, foi de 3%. Contudo, os impactos desse número são imensuráveis, como explica a professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nadjaclea Vilar, que também coordena a Comissão de Gestão Ambiental da instituição. Ela alerta que a situação é preocupante, principalmente na região de Mata Atlântica.

“As perdas, devido ao avanço da urbanização e das monoculturas exercem forte pressão nos fragmentos florestais”, explicou. Ela elencou ainda alguns impactos como a “alteração no microclima, perda de biodiversidade, fragmentação impedindo o fluxo gênico, fragmentação florestal, erosão, assoreamento dos rios e reservatórios”.

A professora lembrou ainda que entre os problemas que a população já vem passando por conta dessa perda da cobertura florestal é a questão da estiagem e pouca umidade. “Interfere diretamente na qualidade de vida, com alterações no microclima, reduz no regime pluviométrico com impacto no abastecimento público de água”, frisou a pesquisadora.

De 2000 a 2016, o Brasil perdeu 7,5% de sua vegetação florestal. De acordo com o IBGE, no ano 2000, essa área, equivalente a 4.017.505 km2, passou para 3.719.801 km2, em 2016.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo