TASS – Elon Musk, responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental dos EUA (DOGE), disse que o processo de desmantelamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) está em andamento.
“Estamos encerrando”, disse Musk em uma transmissão em sua rede social X.
De acordo com Musk, a agência não deve ser restaurada. “Ficou claro que não é uma maçã com um verme dentro”, disse Musk. “O que temos é apenas uma bola de vermes. Você tem que basicamente se livrar da coisa toda. Não tem mais conserto”, acrescentou.
Anteriormente, Musk acusou a USAID de financiar o desenvolvimento de armas biológicas.
A Associated Press citou fontes dizendo que dois gerentes de segurança da USAID foram colocados em licença administrativa por causa de um conflito com o DOGE. Eles se recusaram a entregar documentos confidenciais à agência de Musk.
No final de janeiro, a NBC News relatou que mais de 50 funcionários da USAID foram colocados em licença administrativa com pagamento integral e benefícios até novo aviso. Esta decisão foi tomada após uma auditoria que descobriu “várias ações dentro da USAID que parecem ter sido projetadas para contornar as Ordens Executivas do Presidente e o mandato do povo americano”, de acordo com o novo administrador em exercício da agência, Jason Gray.