GERAL

Eclipse total lunar poderá ser visto na Estação Cabo Branco neste domingo

eclipse lunarUm eclipse lunar total poderá ser visto na noite do próximo domingo (27) e madrugada de segunda (28). Se as condições climáticas forem favoráveis, o evento astronômico será visível a olho nu em todas as regiões do Brasil. Em João Pessoa (PB) a super lua poderá ser vista pelas lunetas e telescópio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

As lunetas para observação do Eclipse Total da Lua estarão disponibilizadas para o público nos jardins da casa. A atividade está prevista para começar às 21h. Neste dia, especialmente, a casa ficará aberta para observação que será conduzida pelo físico e professor de astronomia Marcos Jerônimo.

O professor Marcos Jerônimo, explicou que um eclipse lunar ocorre quando a lua em sua órbita em torno da terra e na fase cheia entra no cone de sombras da terra. “É um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua é ocultada, totalmente ou parcialmente, pela sombra da terra, e em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o sol, a terra e a lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a terra no meio destes outros dois corpos”, disse o professor.

O eclipse, que é o segundo do ano, será visível no Pacífico, nas Américas, na Europa, na África e no oeste da Ásia. Após esse evento o próximo eclipse total lunar só será visível em João Pessoa em 21 de janeiro de 2019, podendo ser visto em vários estados brasileiros também durante a madrugada.

A Lua de domingo também representará a Lua de Sangue, pois trata-se do quarto eclipse de uma “tetrada lunar”, que é uma sequencia de quatro eclipses lunares totais que ocorrem num intervalo de seis meses lunares entre cada um deles. Tudo isso fará com que aconteça um eclipse total de uma Super-Lua de Sangue.

Sobre o professor Marcos Jerônimo – Geógrafo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é astrônomo amador há 45 anos, diretor técnico-científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e coordenador do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco. Tem especialização em direito ambiental e ensino de astronomia.

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo