GERAL

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão é lembrado com ações de prevenção

dia d saude“Eu sou 12 x 8”! O aposentado Antonio Pires, de 71 anos, ficou todo satisfeito com a pulseira que ganhou contendo esta frase, depois de passar pelos serviços gratuitos, com orientações sobre a hipertensão, oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com várias instituições, nesta quarta-feira (25), das 9h às 13h, no Shopping Tambiá, para lembrar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26).

Seu Antonio é um exemplo quando o assunto é prevenção. Além de tudo que ele faz, ainda constam na lista dos cuidados de controlar o peso, evitar alimentos gordurosos, consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. “Fico feliz por minha pressão estar em 12 x 8. Isso é o resultado de tudo que faço pra cuidar da saúde: tirei o sal da comida; faço caminhada; tomo remédio e sempre verifico a pressão”, disse.

RicardoPuppe Hipertensão bzsjd 270×183 – Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão é lembrado com ações de prevençãoA cardiologista Roberta Barreto explicou que pessoas hipertensas devem ter acompanhamento médico a cada seis meses. “A necessidade dessa ida ao médico, regularmente, é justificada porque a hipertensão arterial pode provocar outros problemas de saúde, a exemplo da disfunção renal, hemorragia retiniana e aumento do risco de AVC e enfarto”, explicou.

Os dados apresentados pela cardiologista são alarmantes: “35% da população brasileira é hipertensa. Menos da metade sabe que tem e das pessoas que sabem apenas 10% conseguem o controle adequado”.

“O nosso principal objetivo é sensibilizar a população para a importância da prevenção e controle da hipertensão arterial, orientando quanto aos fatores de risco. Se você é totalmente sedentário e passa a fazer atividade física três vezes por semana, por exemplo, já ajuda muito a prevenir ou controlar a pressão alta”, disse a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis Agudos, da SES, Gerlane Carvalho.

O evento é uma parceria da SES com a Sociedade Paraibana de Cardiologia (SBC-PB), Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da Paraíba (LACC), Liga Acadêmica de Cardiologia da Paraíba (CardioLiga- PB), Fundação de Seguridade Social (Geap) e Shopping Tambiá.

RicardoPuppe Hipertensão IQW 270×183 – Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão é lembrado com ações de prevençãoUma das voluntárias da campanha é Ana Beatriz Nepomuceno. Ela é aluna de Medicina, da Famene, e vai se especializar em cardiologia. “É muito importante para ter contato com as pessoas. O que mais me chamou a atenção é que a grande maioria toma remédio, mas não faz acompanhamento”, disse.

A aposentada Socorro Fernandes, de 63 anos, é uma delas. Descobriu que é hipertensa há dois anos. Reconhece que, de todas as atitudes que deve tomar pra evitar a hipertensão, a única coisa que faz é tomar o remédio, mas não faz o acompanhamento, verificando sempre a pressão. “Gostei muito do atendimento daqui e vou tentar seguir essas orientações e ver se o resultado é outro, pois, mesmo tomando remédio, vivo com mal estar”, comentou.

Já a pesquisadora Mauricéa Valença, que toma medicamento de pressão há 25 anos, se previne. “Sempre vou ao médico porque faço todos os exames e me preocupo com a alimentação, mas confesso que não faço atividade física”, afirmou.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo