Departamento de Estado dos EUA defende urnas eletrônicas e diz que sistema eleitoral brasileiro serve de modelo
Ned Price disse que o governo dos EUA vai “acompanhar as eleições com grande interesse e total expectativa de que serão conduzidas de maneira livre, justa e com credibilidade”
O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price, expressou sua confiança no sistema eleitoral brasileiro, alvo de difamação por parte de Jair Bolsonaro e seus aliados, desesperados com o péssimo desempenho do chefe de governo nas pesquisas de opinião.
Falando à imprensa em Washington nesta quarta-feira, 20, Price afirmou que as eleições no Brasil têm sido conduzidas “com sucesso” por um sistema “capacitado e testado ao longo do tempo”.
Questionado sobre a reunião de Jair Bolsonaro com embaixadores, na segunda-feira, 18, em que o chefe de governo tentou colocar em dúvida a integridade do processo eleitoral, Price disse conversar “desde o ano passado” sobre a segurança eleitoral do Brasil com “altos funcionários brasileiros”.
Ele destacou ainda que o sistema eleitoral brasileiro “serve de modelo para nações não só no hemisfério, mas além também”, e disse que o governo americano vai “acompanhar as eleições em outubro com grande interesse e total expectativa de que serão conduzidas de maneira livre, justa e com credibilidade”.”Isto é algo que conversamos, desde o ano passado, em privado, com altos funcionários brasileiros, mas também tornamos nossa posição conhecida publicamente. Nosso ponto é que as eleições têm sido conduzidas pelo sistema eleitoral brasileiro, capacitado e testado ao longo do tempo, e pelas instituições democráticas com sucesso há muitos anos. Serve de modelo para nações não só no hemisfério, mas além também”, declarou.
DPB com Brasil 247