De rachadinha a inquéritos no STF, relembre acusações e investigações contra Bolsonaro e filhos
Gravações de áudio de uma ex-cunhada de Jair Bolsonaro (sem partido) obtidas pelo portal UOL voltam a trazer à tona acusações de uma suposta rachadinha (quando assessores parlamentares são forçados a devolver ilegalmente parte do seu salário) envolvendo a família do presidente — nesse caso, pela primeira vez, ele é diretamente mencionado no episódio.
eportagem publicada nesta segunda-feira (5/7) aponta que Andrea Siqueira Valle teria afirmado que Bolsonaro, que era deputado federal na época dos fatos, teria demitido o irmão dela, André, por ele ter se recusado a devolver a maior parte do seu salário de assessor.
“Foi um tempão assim (sem que André devolvesse o percentual do salário) até que o Jair pegou e falou: ‘chega. Pode tirar ele (do cargo) porque ele nunca devolve o dinheiro certo'”, diz Andrea na gravação. Ela e André são irmãos da ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Siqueira Valle.
Consultado pelo UOL, o advogado do presidente, Frederick Wassef, afirmou se tratar de uma “gravação clandestina” que tenta criar uma “narrativa de fatos inverídicos, inexistentes”. “Jamais existiu qualquer esquema de rachadinha no gabinete do deputado Jair Bolsonaro ou de qualquer de seus filhos”.
Acusações de rachadinha se estendem a Flavio e Carlos Bolsonaro, dois dos filhos do presidente. Outras investigações envolvendo o presidente e seus filhos dizem respeito à disseminação de fake news e realização de atos antidemocráticos, influência sobre a Polícia Federal e, mais recentemente, sobre os supostos pedidos de propina no Ministério da Saúde na compra das vacinas indianas Covaxin.
Fonte: BBC.COM