Daniel Dias vence os 50m livre S5 e leva o quinto ouro em cinco finais
Mais uma medalha de ouro para o multicampeão Daniel Dias. Ele garantiu o tricampeonato na prova mais rápida da classe S5 – os 50m livre -, ao vencê-la em 32s71. Sebastian Rodriguez, da Espanha, ficou com o vice-campeonato, com tempo de 34s61. O vietnamita Thanh Tung Vo apareceu em terceiro, concluindo a prova em 34s88.
Esta foi a quinta medalha de ouro de Dias em Glasgow, que já conquistou o 50m costas, 50m borboleta, 200m livre e do revezamento 4x50m livre 20 pontos, como integrante da equipe brasileira. Até o momento, são 17 medalhas douradas no currículo do fenômeno da natação em Mundiais: seu recorde de conquistas foi no Mundial de Eindhoven, em 2010, quando faturou oito ouros e uma prata.
A vitória colocou Daniel Dias no posto de maior medalhista desta edição do Mundial, superando o bielorusso Ilhar Boki, que ficou com a prata nos 100m peito. Quem entrou na briga com o brasileiro agora foi a norte-americana Jessica Long, que coleciona quatro medalhas de ouro e duas de prata. Até o final da competição, no próximo domingo (19), o nadador tem mais duas provas individuais: os 100m peito SB4 e 100m livre S5. Ainda nesta sexta-feira, fará parte da equipe de revezamento 4×100 livre masculino 34 pontos, classificada para brigar por medalha.
O Mundial Paralímpico de Natação começou na segunda-feira (13) e vai até o dia 19 de julho, com provas acontecendo na piscina do Tollcross International Swimming Centre. O campeonato está em sua sétima edição e distribuirá vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Ao todo, 571 atletas de 67 países participam do Mundial, e o Brasil está representado por 23 atletas. O Portal EBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transmite as provas ao vivo. As eliminatórias começam às 10h (6h, no horário de Brasília) e as finais sempre às 18h (14h, no horário da capital federal).
EBC