SAÚDE

CRM-PB desinterdita UPA de Bayeux a partir desta sexta

Após solicitar e receber a escala médica reforçada, com três profissionais durante o dia e dois à noite, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) desinterditou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux, a partir da meia noite desta sexta-feira (12). A UPA foi interditada na quinta-feira (11), após o CRM-PB constatar, em sua quarta vistoria ao local, que a unidade continuava com uma quantidade insuficiente de médicos.

O diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, explicou que “este reforço garante uma melhor qualidade no atendimento, mas ele, por si só é insuficiente. Por isso, a secretaria de saúde também se comprometeu em melhorar a classificação de risco para evitar que consultas que não são de urgência sejam atendidas na UPA, causando aglomeração”. Ele destacou que é necessário reforçar a atenção básica, para que a população possa encontrar atendimento de qualidade nos postos de saúde e não precise recorrer à UPA.

A UPA foi interditada a partir da meia noite da quinta-feira (11) e, à tarde, o CRM-PB convidou representantes da prefeitura de Bayeux e do Ministério Público para reunirem-se e encontrarem uma solução ágil para o problema. Na reunião, a secretária de saúde de Bayeux, Rosiene Ribeiro, se comprometeu em reforçar a escala e enviar o mais breve possível. No início da noite, o CRM-PB recebeu o documento e providenciou a desinterdição.

“O CRM-PB continuará, com o Ministério Público, monitorando o número de atendimentos na UPA e fará novas intervenções, quando necessário, solicitando reforço na escala médica ou realizando outro tipo de ação em conjunto com os órgãos de controle”, afirmou Bruno Leandro.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo