Cristovam Buarque encerra audiência após ser chamado de ‘golpista’

Cristovam BuarqueNo dia seguinte ao impeachment de Dilma Rousseff, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que votou a favor da perda do mandato da petista, foi hostilizado nesta quinta-feira (1º) em uma audiência pública comandada por ele na Comissão de Educação no Senado. Sob gritos de “golpista”, ele encerrou no meio a sessão destinada a debater o projeto de lei da “escola sem partido”.

A audiência havia sido convocada por Buarque para ouvir especialistas sobre o projeto, do qual é relator. Em meio aos debates, pessoas que acompanhavam a discussão começaram a gritar “golpista” e empunhar cartazes com essa palavra escrita.

O senador tentou acalmar os ânimos, mas não adiantou. Diante da situação, Buarque, então, decidiu encerrar a audiência.

“Eu comecei a ouvir o grito de ‘golpista, golpista, golpista’. Eu fiquei nove anos fora do Brasil para não conviver com golpista. E eu não quero que ninguém conviva com golpista”, afirmou o senador sobre o ocorrido e fazendo uma referência ao período da ditadura militar.

“Como eles achavam que a mesa estava sendo coordenada por um golpista, em homenagem a eles, já que não têm coragem de se exilarem como eu fiz, preferi sair e suspender a sessão”, afirmou Cristovam Buarque.

‘Incomodado’
Questionado depois por jornalistas se sentiu agredido, Cristovam Buarque esclareceu: “Agredido, não. Incomodado. Agredido é uma palavra que depende, tem gente que acha que agressão é só física. Não foi física, porque eu fui por dentro deles para ir embora e ninguém tocou em mim”.

A proposta da “escola sem partido”, que era debatida antes da confusão na audiência, pretende limitar a atuação dos professores para impedir que promovam suas crenças particulares em sala de aula. E também dá aos pais o direito de escolher como seus filhos irão receber educação religiosa e moral para que seja “de acordo com as suas próprias convicções”.

G1

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo