Craig Murray, ex-embaixador do Reino Unido, é preso após participar de ato pró-Palestina
No sábado, ele havia declarado apoio aos atos de "resistência" do Hamas e Hezbollah
Ex-embaixador britânico no Uzbequistão, Craig Murray foi detido no Reino Unido nesta segunda-feira (16) ao voltar de uma viagem à Islândia. Ele foi preso com base na Lei de Prevenção ao Terrorismo após ter participado de um ato em defesa da Palestina e de denúncia dos crimes cometidos por Israel contra os palestinos.
No último sábado (14), Murray havia dito pelo X, antigo Twitter, que apoiava atos de “resistência” do Hamas e Hezbollah. “Para ser totalmente claro. Sempre me opus visceralmente à guerra. Dediquei a minha vida à resolução de conflitos e à reconciliação. Mas no futuro genocídio de Gaza, todos os atos de resistência armada do Hamas e do Hezbollah terão o meu apoio. Se isso for crime, mande-me de volta para a cadeia”.
A informação da prisão foi dada pelo jornalista Mark Hirst, que também informou posteriormente que o ex-embaixador havia sido solto.
Earlier today @CraigMurrayOrg was detained, returning from Iceland, under the Prevention of Terrorism Act.
He was there meeting other #FreeAssangeNOW activists and Wikileaks.
He was also questioned about his attendance at a #Palestinian protest outside the Icelandic Parliament.— Mark Hirst (@Documark) October 16, 2023
Com Brasil 247