Couto votará contra Reforma da Previdência: ‘povo não aceita as mudanças’

Luiz CoutoO deputado federal paraibano Luiz Couto (PT) é contra a Reforma da Previdência, proposta que o Governo de Michel Temer quer aprovar nos próximos dias na Câmara dos Deputados. Para Couto, contudo, a vontade do povo é muito diferente. O parlamentar destacou que a rejeição popular à proposta apresentada pelo Palácio do Planalto é elevadíssima.

“As novas regras dificultam muito o direito à aposentadoria, fazendo com que a população tenha que trabalhar por muito mais tempo antes de fruir o merecido repouso remunerado. O fundamento para o acréscimo, no entanto, não é apresentado com clareza, aparentando estar sendo imposto acriticamente. Nesse contexto, é importante notar que o Relatório Final da CPI da Previdência do Senado Federal apontou que o déficit propalado como razão das reformas sequer existe”, declarou o deputado petista.

Ele citou números divulgados pelo Datafolha no final de abril deste ano que revelaram que 71% da população eram contrários às reformas propostas pelo governo. Para Couto, esse número, já muito alto, deve estar subdimensionado. “A pedido da CUT, a Vox Populi realizou pesquisas nos dias 6 e 10 do mesmo mês pesquisado pelo Datafolha e constatou rejeição das novas regras propostas por 93% da população.

Algumas considerações levam a crer que o número maior é o mais representativo da realidade. O percentual de 71% foi apurado pelo Datafolha, ligado a grupo amplamente favorável ao governo. A falta de credibilidade desse número é noticiada em matéria do The Intercept Brasil”, explicou Couto.

Continuando sua argumentação, o deputado acrescentou que The Intercept Brasil, em 13 de abril deste ano, noticio que o governo estaria comprando apoio editorial à Reforma da Previdência. “O texto descreve em detalhes como os veículos da mídia tradicional brasileira enviesam as informações para tentar fazer a opinião pública aceitar as reformas. E a Folha de São Paulo, a que se liga o Datafolha, é citada explicitamente no artigo. Assim, é muito grave a constatação de que 71% da população se mostraram contrários às reformas nas entrevistas do Datafolha. Mesmo aqueles que querem fazer a população aceitar as mudanças não conseguem apurar número que indique apoio às alterações. Não há viés que possa ser introduzido na pesquisa que deixe de verificar a realidade — e a realidade é que a reforma da previdência proposta é contrária aos interesses da população brasileira”, garantiu Luiz Couto.

Concluindo seu pronunciamento, o deputado paraibano relatou que o momento político atual é muito curioso já que o governo tenta impor um programa de governo rejeitado pelas urnas, mas apesar do esforço dos veículos tradicionais da mídia brasileira, não consegue fazer a opinião pública aceitar essa imposição. “Isso leva a crer que estamos diante de nova fase na democracia brasileira. O povo enxerga como nunca o seu próprio protagonismo. A tentativa de usurpar a confiança depositada nas urnas não é bem percebida pelo eleitorado brasileiro, que não se deixa manipular facilmente. A internet veio fazer contraponto ao modelo oligopolista de comunicação social vigente no Brasil, e isso traz alento claro. Ao final, as urnas de 2018 mostrarão que o povo, cada vez mais bem informado, rejeita aqueles que traíram sua confiança”.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo