Corrida: benefícios que vão da prevenção à osteoporose ao fortalecimento da saúde mental
A corrida é um dos esportes mais populares do mundo e tem se tornado um hábito para muita gente, principalmente para quem quer sair do sedentarismo. Alguns dos benefícios proporcionados por este esporte já foram comprovados cientificamente, como o fortalecimento do sistema muscular e ósseo, equilíbrio do peso e alívio dos sintomas da depressão e ansiedade.
Praticada com segurança e orientação profissional, a corrida pode ser inserida na rotina de atividades físicas e proporcionar mais qualidade de vida. O ortopedista Ruy Gouveia, médico cooperado da Unimed João Pessoa, explica que esse esporte contribui, por exemplo, para o aumento da densidade óssea, especialmente nas pernas, quadril e coluna. “Esta atividade, sendo o impacto moderado, gera uma leve pressão sobre os ossos, incentivando a remodelação óssea e o aumento da densidade mineral, o que ajuda a prevenir, por exemplo, a osteoporose”, informou.
Outro benefício é o fortalecimento das articulações, reduzindo o risco de doenças que afetam essas regiões do corpo. Mas, se a pessoa já tiver algum problema articular, desde que não seja severo, pode fazer uma caminhada ou corrida de menor intensidade. “Para quem tem problemas nas articulações, é ideal iniciar com atividades de menor impacto, como caminhada ou bicicleta, e ir aumentando a intensidade gradualmente, sempre com orientação profissional”, ressaltou Ruy Gouveia.
A corrida também auxilia em outras melhorias na saúde como a perda de peso, risco de adquirir ou piorar o quadro de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, melhora a qualidade do sono, além de estimular o foco e a atenção.
ALÍVIO DO ESTRESSE
Além da melhora na saúde física, a corrida também é importante aliada da saúde mental, aliviando sintomas do estresse, ansiedade e até da depressão. O educador físico Claudney Forte, da equipe da Unimed João Pessoa, lembra que a sensação de bem-estar provocada pela atividade estimula ainda autoconfiança e sociabilidade. “A corrida nos traz as liberações hormonais que proporcionam sensações de euforia, bem-estar e analgesia. De ordem pessoal, melhora as relações interpessoais, confiança em vencer desafios diários e melhoria da autoestima”, completou.
A fisioterapeuta Simone Lopes é corredora amadora há anos, por incentivo do pai, e lista as vantagens que a atividade lhe rende no dia a dia. “Aumenta a nossa disposição, melhora o humor e a produtividade. A gente se sente mais confiante e mais forte para enfrentar os desafios”, comentou. Treinando com regularidade e participante de corridas de rua, ela sempre tem uma prova-alvo. Desta vez, será a Corrida da Unimed JP, que será realizada no dia 1º de dezembro.
CORRIDA DA UNIMED JP
No próximo dia 1º de dezembro será realizada a primeira corrida da Unimed JP, visando estimular a prática esportiva e promover o bem-estar. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros. Além disso, haverá o percurso de 1 quilômetro para a categoria Family Run, onde crianças de 2 a 13 anos poderão participar desde que acompanhadas dos pais ou responsáveis também inscritos.
A largada da prova será às 6h, no Largo da Gameleira, no trecho entre as praias de Tambaú e Manaíra. Os corredores seguirão em direção à praia do Cabo Branco e, ao completar os respectivos percursos, retornam ao ponto de partida. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: https://unimedjp.com.br/corridasunimed/.
PREMIAÇÃO
Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.