GERAL

Corpo de Bombeiros realiza a Operação Via Sacra em todo o Estado

bomeiro paraibaA intensificação do movimento nas estradas, praias e outros pontos turísticos na Paraíba durante o feriadão da Semana Santa motivou a elaboração de um esquema especial do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). Desta quinta-feira (24) até segunda-feira (28), a corporação realiza a Operação Via Sacra, que emprega cerca de 200 militares por dia em todo o Estado.

Além do pronto-atendimento aos cidadãos em caso de emergência, a operação também inclui ações de prevenção, com a instalação de viaturas em pontos bases estratégicos e blitzen preventivas de orientação ao público.

Conforme o chefe da seção de Planejamento e Estatísticas do CBMPB, tenente coronel Nazareno de Oliveira, entre os locais que receberão ambulâncias de prontidão estão os postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Bayeux e Mata Redonda, além do posto da Manzuá na rodovia estadual PB-008.

Blitzen e serviço de praia – Já as blitzen preventivas terão como alvo principalmente ônibus de turistas e excussões, que receberão orientações sobre os cuidados no trânsito e também nas praias do litoral paraibano. Panfletos serão distribuídos com dicas de prevenção aquática, acidentes domésticos e acidentes automobilísticos.

“Em feriado, é muito comum essas viagens em grupo e, por vezes, as pessoas bebem e entram no mar, o que é extremamente perigoso e não deve ser feito”, comentou o coronel, ao citar que o fato dos turistas não conhecerem as praias também vira um fator de risco.

Por isso, além das orientações diretas, também será reforçada a escala de guarda-vidas, com 49 bombeiros empregados por dia nessa atividade. Um total de 20 postos fixos e dois móveis estará ativo no período do feriadão.

Posto de Comando – No Quartel do Comando Geral, nos bairros de Marés, na Capital, será instalado o Posto de Comando da Operação Via Sacra, para que haja agilidade no gerenciamento e no repasse das informações durante as ações a serem desencadeadas em todo o Estado. A operação envolve todas as unidades do Corpo de Bombeiros, bem como as modalidades de atendimento da corporação: combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento – incluindo a prevenção aquática.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo