BRASIL

Coronavírus: Brasil precisa aumentar em 20% número de leitos de UTI para adultos no SUS, diz entidade

247 – A associação dos médicos que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva afirma que o Brasil precisa aumentar em 20,2% o total de leitos para adultos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de tratar os pacientes infectados pelo coronavírus. O Brasil mais de 120 casos da doença e pelo menos 1,4 mil suspeitas. Em nível mundial, são 142 mil casos em pelo menos 118 países. Mais de 5 mil pessoas morreram.

De acordo com a Amib, atualmente há 14,8 mil leitos de UTI para adultos disponíveis no SUS, dos quais 14 mil (95%) estão ocupados. São necessários 2.960 novos leitos para garantir os tratamentos da Covid-19.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro registram a chamada transmissão comunitária, quando não é mais possível rastrear a trajetória dos contágios.

“Em casos de sintomas respiratórios mais graves, quando a suplementação de oxigênio não é suficiente, a UTI é o único lugar que conta com recurso de suporte”, informou a Amib ao G1.

Em nota, o ministério informou que o Brasil “está em processo de contratação de leitos de terapia intensiva de forma emergencial para o planejamento e preparação para emergência de saúde pública”.

“Cabe ressaltar que leitos de terapia intensiva podem ser instalados rapidamente e precisam apenas de ajustes como a adequação elétrica e tubulação de gases, sem a necessidade de maiores reformas estruturantes, sendo que o funcionamento de novos leitos deverá ser solicitado pelos gestores locais (estados e municípios)”, diz o comunicado.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo