Copa com árbitro de vídeo poderá ter mais pênaltis, diz Taffarel

Copa com árbitro de vídeo poderáA Copa da Rússia poderá ter mais pênaltis com a participação, pela primeira vez, dos árbitros de vídeo, o que exigirá mais dos goleiros. A conclusão é do preparador de goleiros da seleção brasileira, Cláudio Taffarel. Ele participou de coletiva, na tarde desta terça-feira (22), na Granja Comary, em Teresópolis.

“A gente vê uns lances em que foi pênalti e o juiz não viu, mas com a prova da televisão, provavelmente aconteçam mais pênaltis. Então a gente vai ter que se preparar bastante mesmo. Nós vamos focar muito nesta questão, porque vai ser importante durante a Copa”, disse Taffarel, ao lado do outro preparador de goleiros da seleção, Rogério Maia.

Participação dos goleiros

Rogério frisou que o futebol moderno mudou muito nos últimos anos e atualmente a participação do goleiro não é exclusivamente defender o gol, mas jogar bastante com os pés, armando jogadas e fazendo a ligação rapidamente com os jogadores de meio-campo.

“Com a evolução do futebol mundial, o número de participação do goleiro com os pés é muito elevado, em comparação com décadas anteriores. Antigamente o goleiro tinha de bater um tiro de meta, fazer uma reposição, hoje em dia ele é acionado muito com bolas recuadas, com passes curtos, de média e de longa distância”, disse Rogério.

Titular “iluminado”

Taffarel elogiou bastante o titular Alisson, a quem classificou como “iluminado”, e definiu que o segundo goleiro será mesmo Ederson, mas frisou que a posição poderá mudar, dependendo do condicionamento de Cássio, atualmente o terceiro na posição.

“A definição final é do Tite. O Alisson e o Ederson sempre estavam na lista. Consequentemente, seriam o primeiro e o segundo. O Cássio se juntou a este grupo. Isso não quer dizer que chega aqui como terceiro e não pode ser um primeiro. Tudo depende do trabalho, da continuidade, do que eles vão produzir aqui dentro. É lógico que o Alisson, pela sequência de jogos que fez, pelo trabalho no Roma, acho que ele está entre os melhores goleiros do mundo, vai ter a vantagem de ser considerado o titular, mas depende dele mostrar isso até a nossa estreia na Copa”, disse Taffarel, tetracampeão do mundo em 1994.

Agência Brasil

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo