Conta de energia sobe dia 28 na PB e Aneel analisa índice de reajuste
A conta de energia ficará mais cara a partir do dia 28 na Paraíba. O reajuste atinge 1,2 milhão de paraibanos e foi divulgado na quarta-feira (13) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A proposta inicial de reajuste apresentado pela Energisa foi de 27,23%. A assessoria da Aneel informou que a diretoria da agência deve se reunir até a terça-feira (26) para decidir o índice.
Por meio da assessoria de imprensa, a Energisa informou que o percentual de 27,23% foi apresentado em decorrência da compra de energia produzida por termoelétricas, devido à falta de chuva. O aumento na conta de luz acontece anualmente. No ano passado, por conta da revisão tarifária, não houve alta, e sim redução de 3,8%.
Outra justificativa apresentada pela Energisa foi a de que a composição do índice foi quase integralmente impactada pela compra de energia das geradoras. No período avaliado, o preço do Mwh das geradoras subiu muito devido à escassez de chuva, custo que integra a parcela A, das despesas não gerenciáveis pela empresa.
G1/PB