Conmebol muda formatos das Copas Libertadores e Sul-Americana já para 2017

comebolAs Copas Libertadores e Sul-Americana já terão um novo formato a partir de 2017. Uma reunião nesta terça-feira, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, definiu a principal competição do continente será realizada entre fevereiro e novembro, não terminando mais em julho.

Com a mudança, a Copa Libertadores passa de 27 para 42 semanas. O número de participantes aumentará de 38 para 42. Com isso, o Brasil ganharia mais uma vaga na edição 2017. O número total de participantes de cada país será anunciado após reunião do Conselho da Conmebol.

Já a Copa Sul-Americana será disputada entre junho e dezembro, e ainda receberá dez clubes que não avançarem às oitavas de final da Libertadores. O campeão garantirá vaga diretamente na fase de grupos da Libertadores, e não mais para o estágio preliminar como acontecia até então.

No modelo atual, o campeão da Libertadores já entrava na fase de grupos da edição seguinte.

Em um comunicado, a Conmebol, por meio do seu presidente, Alejandro Dominguez, explicou que um estudo determinou as mudanças. A intenção será dar mais prestígio aos participantes e oferecer melhores condições aos clubes de disputar os torneios nacionais.

“As mudanças são um resultado de um estudo técnico que a Conmebol vem realizando há vários meses com consultores especializados e têm o objetivo de potencializar a qualidade do futebol sul-americano. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. A mudança permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e além de potencializar a qualidade de jogo nas copas continentais”, disse o dirigente no comunicado.

Final da Libertadores em campo neutro

Em postagem no Twitter, o presidente da Conmebol ainda deu a entender que a Libertadores poderá ter final em jogo único e em campo neutro, assim como a Liga dos Campeões da Europa. “Analisando estatísticas das finais da Copa Libertadores, time local no segundo jogo ganhou 7 de 10. Justiça desportiva exige final única em campo neutro”.

Superesportes

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo