Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba tem MPB, xote e baião, nesta quinta-feira (8)
A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta concerto nesta quinta-feira, 8 de junho, com um repertório que inclui MPB e música nordestina, com xote e baião. “Belos arranjos com música popular e, de modo geral, característicos do Nordeste”, define o regente titular da OSJPB, maestro Luiz Carlos Durier. O 4º concerto oficial da temporada 2023 começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.
Entre os destaques estão músicas do pernambucano José Ursicino da Silva, conhecido como Maestro Duda, um dos mais importantes compositores brasileiros ainda em atividade. São elas: “Suíte Nordestina (Baião, Seresta, Maracatu e Frevo)”; “Seleção Luiz Gonzaga (Asa Branca, Qui nem Jiló, Juazeiro, Assum Preto e Paraíba)”; “O Melhor dos Xotes (Xote das Meninas, Riacho do Navio, Respeita Januário, Vida de Viajante e Cintura Fina”), e “Seleção Ari Barroso (Folha Morta, Risque, Maria e Na Baixa do Sapateiro)”.
Músicas de outros pernambucanos também estão nesse concerto, a exemplo de Luiz Gonzaga, com “Algodão” (arranjo do Maestro Duda), e Emanuel Barros, “Fantasia Gonzaguística”. Os músicos da Orquestra Jovem vão executar também “Reisado do Pastoreio (Batuque – Dança dos Negros)”, do compositor carioca Oscar Lorenzo Fernández.
A música americana que integra trilhas sonoras de espetáculos teatrais e de filmes vai estar presente neste concerto: “A Pantera Cor de Rosa”, de Henry Mancini, e “New York, New York”, composição de Fred Ebb e John Kander (arranjo do Maestro Duda).
“O público terá um concerto animado e divertido. O repertório traz a MPB, com arranjos magníficos do maestro Duda e de Emanuel Barros”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Faremos uma alusão ao São João, grande festa do Nordeste, com as músicas de Luiz Gonzaga. Há ainda as músicas de Ary Barroso, com lindas declarações de amor à pessoa amada”.
O regente – O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.
Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público. Os programas dos concertos ficarão disponíveis na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
DiárioPB com Ascom