INTERNACIONAL

Começa hoje a 15ª Cúpula do Brics

Os líderes das principais economias emergentes se reúnem na África do Sul para debater questões globais

A Cúpula do grupo BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, está marcada para acontecer em Joanesburgo, na África do Sul, de 22 a 24 de agosto. O evento reúne líderes de algumas das principais economias emergentes do mundo e promete ser um marco significativo nas discussões globais. Mais de 60 países receberam convites para participar da cúpula, incluindo Argentina, Venezuela, Bolívia, Arábia Saudita, Turquia, Irã, Egito e Indonésia. Mais de 40 líderes de Estado já confirmaram suas participações. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa; o líder chinês, Xi Jinping; o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, estão entre os principais participantes. O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serggey Lavrov, representará o presidente Vladimir Putin, que participará da reunião por videoconferência.

Programação

O primeiro dia da cúpula, em 22 de agosto, será marcado por um fórum empresarial. Mais tarde, no mesmo dia, os líderes dos países participantes farão discursos e depois se reunirão a portas fechadas. O segundo dia incluirá duas sessões: uma fechada, com duração de uma hora e meia, e outra aberta, com cerca de duas horas de duração. O último dia da cúpula será dedicado a conversas com líderes de países não membros, informa o site russo RT.

Temas

O lema da XV Cúpula é ‘BRICS e África: Parceria para um Crescimento Mútuo, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo’. Durante a cúpula, questões geopolíticas e de cooperação econômica estarão em pauta. Entre os temas centrais estão a possível expansão do BRICS, o fortalecimento das moedas locais dentro do grupo e a possível criação de um sistema comum de pagamentos, relacionado à questão da desdolarização.

Quanto à expansão, países como Irã, Argentina e Argélia formalmente solicitaram adesão ao grupo, e cerca de 20 outros países manifestaram interesse em se juntar, incluindo Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Turquia, Tunísia e Venezuela. Dois parceiros da Rússia na Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Bielorrússia e Cazaquistão, também expressaram interesse em aderir à associação. No entanto, ainda não está claro se haverá uma resolução sobre isso no final da reunião.

O BRICS busca estabelecer uma nova ordem mundial multipolar e mais justa. O embaixador da África do Sul no grupo, Anil Sooklal, afirmou no início de agosto que a Cúpula do BRICS representará “uma mudança tectônica” na ordem mundial, enquanto mais de 20 países já solicitaram ingresso no grupo.

DiarioPB com Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo