GERAL

Comando Geral da PMPB vai prorrogar validade do concurso público de 2014

pm-sp1A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (5), uma audiência pública que debateu a prorrogação do concurso público da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Na ocasião, o propositor da discussão, vereador Lucas de Brito (DEM), anunciou que recebeu um ofício do Comando Geral da PM-PB anunciando o prolongamento da validade do certame.

“O atual efetivo da PM-PB representa um pouco mais de 51 % do necessário para atender nosso estado. Os policiais estão trabalhando por dois e recebendo por menos que um. Temos mais de 800 homens aptos a serem nomeados. Esses homens agora poderão ser nomeados. Estou em minhas mãos com um ofício encaminhado pelo Comandante Geral da PM-PB, coronel Euller Chaves, informando que vai prorrogar a validade do concurso”, anunciou Lucas, que ainda enfatizou que a luta continuaria até ver a prorrogação publicada no Diário Oficial do Estado.

Lucas de Brito não deixou de lembrar que a luta começou meses atrás e destacou que a Lei Orgânica da Polícia Militar da Paraíba indica que o efetivo da PM deve ser de 18 mil homens, mas atualmente a corporação conta com o trabalho de apenas 9.237 profissionais. Ele solicitou ao Comando da PM-PB que fossem convocados para o curso de formação todos os aprovados no certame realizado em 2014.

Compuseram a mesa da audiência o propositor da discussão, o vereador Bruno Farias (PPS), que secretariou os trabalhos; o presidente da Associação dos Militares Estaduais da Paraíba (Amep), Cabo Sérgio Rafael; o representante dos policiais concursados, Rafael Braz; representante dos concursados do Corpo de Bombeiros Militares, Iramilton Araújo; e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública da Paraíba e vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB). A audiência pública também contou com a presença de outros aprovados e policiais militares do Estado.

“Está é apenas a nossa primeira vitória. Precisamos destacar que não queremos ingressar na PM por conta de um emprego ou de uma farda. Estamos nessa luta por vocação. Todos nós estamos indignados com a violência que assola a sociedade, com a bandidagem amedrontando nossa população. Queremos combater o caos que está aí fora”, comentou Rafael Braz que também afirmou que, com as novas contratações não haverá impacto na folha da PM-PB, já que mais de 700 policiais deverão deixar a corporação. De acordo com ele, haverá apenas a reposição do efetivo. Ele ainda pediu empenho dos vereadores para solicitar aos deputados estaduais emendas à Lei Orçamentária Anula (LOA) para 2016 destinadas a recursos para realização do curso de formação dos concursados aprovados.

A vocação dos concursados para seguirem a carreira militar também foi destacada por Iramilton Araújo. “Estamos nessa luta por vocação, se não fosse assim procuraríamos outros concursos mais badalados. Agora vamos garantir a efetivação da prorrogação e lutar para que haja o curso de formação e a contratação e todos os aprovados”, disse.

Ronaldo Cunha Lima Filho foi outro orador a enfatizar a vocação para vida militar dos que estavam na luta. “Só faz concurso para PM quem tem vocação. Para realizar o desejo de todos que aqui estão e querem seguir essa carreira nos comprometemos na luta para ver efetivado o prolongamento do prazo de validade deste concurso e vamos lutar pelo orçamento para o curso de formação de todos vocês no próximo ano”, garantiu.

Ao final da audiência, o vereador Lucas de Brito ratificou o compromisso de cobrar a efetivação da prorrogação do certame, ainda neste mês de novembro e de solicitar na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) recursos destinados ao curso de formação de todos os aprovados.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo