GERAL
Com corte de verbas para a UFPB, HU é obrigado a suspender cirurgias devido à falta de itens
O Hospital Universitário (HU) Lauro Wanderley, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, está com as cirurgias suspensas por falta de materiais básicos para realizar os procedimentos. O superintendente em exercício do hospital, Ângelo Melo, confirmou as denúncias feitas em redes sociais.
De acordo com as denúncias, o HU carece de itens para anestesia e medicamentos para a realização das cirurgias. O superintendente do hospital confirmou o problema e justificou que houve atraso no repasse financeiro e a autorização da verba foi anunciada na última segunda-feira.
Contudo, só metade dos R$ 2,6 milhões foi liberada. Ele revelou que o adiamento de cirurgias por conta da falta de insumos básicos é uma situação recorrente no Hospital Universitário da Capital. “Não temos ‘gordura’ no orçamento para lidar com essas situações de atraso, mas com esse recurso a situação deve ser normalizada até a semana que vem. Já temos todos os processos e empenhos prontos, só faltava o dinheiro”, afirmou. Ele lembrou ainda que os pacientes que estavam com cirurgias agendadas para hoje e amanhã foram avisados por telefone.
Além disso, o superintendente Ângelo Melo explicou que o próximo passo é entrar em contato com os fornecedores. “Quando o fornecedor é daqui de João Pessoa ou de Recife, o produto chega logo”, afirmou, explicando que com os fornecedores localizados em cidades mais distantes há uma espera maior pela entrega.
Paraíba