CMJP deve votar na terça projeto que garante mais transparência às votações
Um Projeto de Resolução que propõe a transcrição nominal e de conteúdo do voto aberto apresentado pelos parlamentares na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), deverá constar na pauta de votação da sessão ordinária da próxima terça-feira (27). A matéria, de autoria do vereador Marco Antonio (PHS), propõe que os registros estejam constados em ata, com divulgação para consulta popular no site da Casa de Napoleão Laureano (www.cmjp.pb.gov.br) no prazo de até 24 horas.
O projeto propõe a inclusão de dispositivos em dois artigos (119 e 127) do Regimento Interno da CMJP. De acordo com o vereador Marco Antonio, o presente projeto pretende fortalecer as ações já realizadas pela Câmara Municipal na área da transparência pública, “tendo em vista que a população de João Pessoa deve possuir cada vez mais ferramentas para acompanhar o trabalho de seus representantes”.
Marco Antonio disse ter recebido garantias dos vereadores postulantes ao comando da próxima Mesa Diretora de que, além do seu projeto, outras ferramentas de transparência pública serão inseridas no processo legislativo da Casa de Napoleão Laureano.
“Além da divulgação e transcrição dos votos dos vereadores, a população terá disponível ferramentas de participação efetiva, que garantirão o acompanhamento da tramitação do que está sendo proposto na Câmara, com canais de interação direta com os vereadores, inclusive, para sugerir alterações ou emendas. Esse foi um pedido pessoal nosso, com o aval positivo dos colegas que comporão as próximas Mesas”, garantiu.
Da redação com assessoria