CMJP deve voltar ao trabalhos com um vereador a menos

Câmara de João PessoaA Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) volta aos trabalhos na próxima terça-feira (26) sem a definição de quem ocupará a vaga deixada pelo então vereador Eduardo Carneiro (PRTB), que renunciou ao cargo para assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), no último dia 1º.

Corujinha (DC), chegou a empossar o suplente Carlão do Cristo (PROS), mas uma decisão liminar da Justiça anulou o ato de posse. Na decisão o juiz Gutemberg Cardoso Pereira, não se pronunciou sobre quem deveria ocupar o posto e desde então a vaga está em aberto.

Cláusula de desempenho

A cláusula de desempenho dos candidatos, estabelecida pela lei 13.165/15, prevê um número mínimo de votos para um vereador, por exemplo, se eleger. A norma diz que o candidato deve obter, no mínimo, 10% da votação alcançada pela coligação. A intenção é inibir os casos em que um candidato com poucos votos seja eleito com a ajuda dos chamados ‘puxadores de votos’ do partido ou da coligação.

Posse de Carlão questionada

Primeiro suplente da coligação (PRTB,PROS e PV), que elegeu Eduardo Carneiro como vereador, Carlão do Cristo obteve 1.269 votos. Os suplentes alegam que Carlão não atingiu os 10% impostos pela regra, já que o quociente eleitoral ficou em 14.193 votos.

Quatro suplentes disputam vaga

Além de Carlão do Cristo, outros três suplentes disputam a vaga: Marcílio Ferreira (PMN), autor da ação que culminou com a anulação da posse na Casa; Helena Holanda (PP) e Marmuthe Cavalcante (PSD).

Em contato com o Portal Correio, o presidente João Corujinha disse que a Casa está pronta para a retomada das atividades de plenário no dia 26, e que aguarda a definição da Justiça para o preenchimento da vaga. Ele disse acreditar que a ausência de um parlamentar não inviabilizará as votações de matérias na Câmara. “Estamos aguardando a decisão da Justiça, que deve acontecer nos próximos dias, para convocar o suplente”, disse.

Modernização da Câmara

Corujinha anunciou que pretende modernizar a Casa investindo em ações voltadas para a tecnologia e informação. Uma das iniciativas, segundo ele, será a redução no uso do papel nos trabalhos do legislativo municipal.

Expediente até às 14h

O presidente também disse que o expediente na Câmara continuará corrido, até às 14h, com exceção nas atividades desenvolvidas no plenário. A iniciativa visa otimizar os trabalhos e gerar uma economia para a Casa.

Construção da nova sede

A construção da nova sede da Câmara Municipal, anunciada pelo ex-presidente Marcos Vinícius (PSDB) para acontecer no final do ano passado, ainda não tem uma data definida. Segundo Corujinha, o projeto necessita de alguns ajustes e a expectativa é que os trabalhos possam iniciar ainda este ano.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo