GERAL

Cloroquina não tem eficácia contra COVID-19, alerta OMS

Sputnik – O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, afirmou nesta quarta-feira (20) que a cloroquina e a hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada para o tratamento de coronavírus.

De acordo com Ryan, os dois medicamentos são produtos licenciados com uso indicado para muitas doenças, mas eles não têm sido “efetivos” para o tratamento da COVID-19, seja para pacientes já infectados ou para uso de maneira preventiva. O diretor de emergências da OMS também alertou para os “efeitos colaterais” das drogas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na segunda-feira (18) que está tomando cloroquina há mais de uma semana de maneira preventiva contra o coronavírus.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou diretriz nesta quarta-feira (20) autorizando o uso de cloroquina e da hidroxicloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes com sintomas leves. Apesar de estudos apontarem riscos potenciais do uso do medicamento, a cloroquina é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e foi um dos pivôs da saída do então ministro da Saúde Nelson Teich.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo