Claudete Gomes é eleita delegada setorial do Patrimônio Imaterial
A professora Claudete Gomes, vice-presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, foi eleita delegada setorial do Patrimônio Imaterial para os encontros setoriais nacionais, que acontecerão de forma presencial em Brasília, em março do ano que vem. A eleição de Claudete aconteceu durante Encontro Setorial da Cultura Brasileira, de forma virtual, na sexta-feira passada, 10 de novembro, que reuniu agentes culturais da sociedade civil para discutir propostas do estado e eleger delegados.
Claudete Gomes abordou a temática do cordel brasileiro como importante linguagem da cultura paraibana, e como representante, prometeu realizar debates com os poetas de cordel agregados na Academia para construir propostas que serão levadas a Brasília.
CONFERÊNCIA
A Paraíba realizará no período de 16 a 19 de novembro a 4ª Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, e que vai ter como tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento vai acontecer no Garden Hotel, em Campina Grande, e a expectativa é reunir algo em torno de 450 pessoas de toda a Paraíba.
São seis os eixos temáticos que serão discutidos em Campina Grande: institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e direito às artes e linguagens digitais.
Por Fábio Mozart