CINEMA

Cine Banguê tem sessão especial de ‘Retratos fantasmas’ e debate com Kléber Mendonça Filho, em setembro

A programação de setembro do Cine Banguê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, começa, nesta sexta-feira (1º), com a exibição do documentário ‘Retratos fantasmas’, que permanece em cartaz. Na ocasião, a sessão no cinema, que tem início às 19h30, vai contar com as presenças do diretor Kléber Mendonça Filho e da produtora Emilie Lesclaux, que participam de um debate após a exibição, com mediação do crítico e jornalista André Dib, no Teatro de Arena.

   

Outro destaque da programação de setembro é o filme ‘Oldboy’. O longa-metragem é um clássico do cinema da Coreia do Sul. Com direção de Park Chan-wook, obra é de 2003, mas acaba de ser relançada em cópia remasterizada DCP em 4K. ‘Oldboy’ mistura drama e suspense em torno de um misterioso sequestro.

Destaque ainda para o drama ‘O Alecrim e o sonho’ (primeiro longa-metragem de Valério Fonseca), filmado em Natal (RN), com os paraibanos Fernando Teixeira e Zezita Matos no elenco. A equipe técnica também conta com diversos profissionais paraibanos, como Ana Diniz (Arte), Martina Nobre (Figurino), Johnny Lopes (Maquiagem) e Ely Marques (in memoriam), que finalizou o filme.

‘Retratos fantasmas’ – Kléber Mendonça Filho é um cineasta pernambucano que ganhou popularidade com o longa-metragem ‘Bacurau’. Ele também dirigiu ‘O som ao redor’ e ‘Aquarius’. Seu novo filme – ‘Retratos Fantasmas’ – destaca os grandes cinemas do Centro recifense, que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Cinemas que simbolizaram sonho e indústria.

O longa enfatiza a relação das pessoas com esse universo e as mudanças dos costumes sociais. Em ‘Retratos fantasmas’, Kleber Mendonça Filho se aprofunda em suas memórias da infância. O filme teve sua estreia mundial na Seleção Oficial do 76º Festival de Cannes e foi exibido na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado 2023.

Outros filmes e mostra ‘A Grande Arte no Cinema’

A lista de filmes para o mês de setembro também conta com os documentários ‘Máquina do desejo’ (de Joaquim Castro e Lucas Weglinski), ‘Diga o que quiser! Eu vou estar feliz à beça’ (de Renato Cândido), e ‘Luz nos trópicos’ (de Paula Gaitán).

Ainda a comédia ‘O crime é meu’ (de François Ozon); a animação ‘A Ilha dos Ilús’ (de Paulo Miranda).

Dentro da programação deste mês, também continua em cartaz a mostra ‘A Grande Arte no Cinema’. Atendendo a pedidos, de 2 a 6 de setembro, haverá sessões com os seguintes filmes: ‘Van Gogh – Entre o Trigo e o Céu’, de Giovanni Piscaglia; ‘Monet – Magia de Luz e Água’, de Giovanni Troilo.

Ainda ‘Caravaggio – A Alma e o Sangue’, de Jesus Garces Lambert; e ‘Eu, Leonardo Da Vinci’, de Jesus Garces Lambert; ‘Tintoretto – Um Rebelde em Veneza’, de Giuseppe Domingo Romano; ‘Klimt e Schiele – Eros e Psiqué’, de Michele Mally; ‘Michelangelo – Infinito’, de Emanuele Imbucci; e ‘Hitler vs Picasso – Obsessão Nazista Pela Arte’, de Claudio Poli.

O Cine Banguê fica no espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) a bilheteria abre uma hora antes da sessão. É possível efetuar o pagamento via PIX. Datas e horários das sessões podem ser verificados através do Instagram oficial @cinebangue.

DiárioPB com Ascom

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo