MÚSICA

Chorus Fest 2022 reúne corais paraibanos nesta quinta-feira no Espaço Cultural

A edição 2022 do Chorus Fest, evento anual que visa a popularização do canto coral para todos os públicos e gostos, volta agora depois de uma pausa de dois anos devido a pandemia do Covid-19. O evento vai reunir sete corais paraibanos nesta quinta-feira, 8 de dezembro, às 18h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

O ingresso será solidário, com a arrecadação de brinquedos, roupas ou 1kg de alimento, que serão entregues à Comunidade Católica Em Adoração, para doação em comunidade carente do distrito de Odilândia, na cidade de Santa Rita.

Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), o Chorus Fest foi criado e coordenado pelo maestro João Alberto Gurgel, em dezembro de 2013. No ano seguinte, a OSPB abraçou o evento juntamente com a iniciativa privada, como o Unipê, e também com órgão públicos, a exemplo do Tribunal de Contas da Paraíba.

O Chorus Fest conta com a participação de corais selecionados no seu núcleo de atuação em João Pessoa. Nesta edição, vão se apresentar o Coro Infantil da Paraíba, Coro Sinfônico da Paraíba, Coral Universitário Unipê, Coral do Tribunal de Contas da Paraíba, Coral Maestro Maurício Gurgel, Coral Feminino Monte da Oração e Coral Masculino Filhos de Asafe.

Serão mais de 200 vozes que cantarão em diversos estilos e gêneros, culminando com músicas natalinas, encerrando a temporada 2022. Os maestros participantes são João Alberto Gurgel, Daniel Berg e Anderson Correia. “O intuito é oferecer uma mostra de coros em diversos estilos, em pleno final de ano, de uma forma descontraída, mesclando coros e repertórios, oferecendo um entretenimento musical leve, agradável e de qualidade”, afirmou o maestro Gurgel.

Participantes

Coro Infantil da Paraíba – É uma atividade desenvolvida pela Funesc, através da Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. É formado por jovens coristas de idades entre 8 e 15 anos, oriundos de diversos pontos da capital.

O grupo apresenta uma nova concepção para a prática do canto coral, onde existe plena interação com o corpo, voz, música, emoção e criatividade. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que a criança amplia e liberta a criatividade, afetividade, raciocínio, socialização e autoestima, bem como a consciência corporal, além de ampliar e enriquecer o leque cultural, aspectos fundamentais para a estruturação do indivíduo como um todo.

Componente dos núcleos musicais da OSPB, o coro tem se apresentado em eventos, solenidades diversas e festivais de cunho nacional, além de participações junto à Orquestra Sinfônica Infantil da Paraíba.

O Coro Infantil da Paraíba tem, eu seu corpo técnico, a direção do maestro João Alberto Gurgel, contando também com a inspetoria de Egon Elgueta, e suporte técnico do pianista Ricardo Brito e do percussionista Thiago Jorge.

Coral Universitário Unipê – Foi criado em 2001 com o objetivo de

oferecer cultura, lazer e congraçamento aos alunos deste centro universitário. Renovado semestre a semestre, o grupo é composto por cerca de 60 alunos de diversos grupos de graduação.

Embora seja uma atividade extracurricular, as metodologias didáticas

e disciplinares aplicadas no coral atentam e complementam a boa formação do indivíduo, como cidadão e profissional. O coral é convidado constantemente a se apresentar em programas, projetos e shows, juntamente com outras atrações musicais mais convencionais, como artistas e bandas de renome. A regência é do maestro João Alberto Gurgel.

Coral do Tribunal de Contas da Paraíba – Foi fundado em 1998 pelo então presidente do TCE-PB, conselheiro Marcos Ubiratan Guedes Pereira, contando também com o incentivo das gestões posteriores até a atualidade, sob a presidência do conselheiro Fernando Catão.

O repertório do grupo tem características ecléticas devido ao seu principal objetivo, que se resume em proporcionar lazer e entretenimento aos seus integrantes, cantado melodias dos mais diversos gêneros, mantendo o equilíbrio entre o erudito e o popular, porém, sem se descuidar do lado cultural peculiar ao canto coral.

O Coral do TCE tem quatro CDs e um DVD gravados, que confirmam a ideologia de um repertório extremamente versátil. O grupo, que já participou de importantes festivais em todas as regiões do país, tem o maestro João Alberto Gurgel como regente desde sua fundação.

Coral Maestro Maurício Gurgel – É um grupo vocal autônomo. Possui cerca de 30 integrantes que foram selecionados de outros coros. As atividades do grupo, que teve como primeiro nome Coral Vozes do Sanhauá, foram implantadas em 1991, tendo como regente idealizador e fundador o maestro Maurício de Matos Gurgel.

O objetivo principal é divulgar o canto coral, cantando repertório diversificado – que vai desde o canto gregoriano até a música popular contemporânea – com o intuito de promover a elevação do nível cultural da comunidade. Para isso, tem se apresentado, nos seus 28 anos de atuação, em várias cidades da Paraíba e outros estados do Brasil.

Com o falecimento do regente, em junho de 2016, o coro passa a ser dirigido pelo maestro Anderson Correia. Ao final do ano de 2016, em homenagem a seu fundador, recebeu o nome de Coral Maestro Maurício Gurgel.

Coral Feminino Monte da Oração – Criado há 51 anos, é um órgão pertencente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus em João Pessoa. Com o propósito de proclamar a grandeza de Deus através do louvor, apresenta um repertório baseado em hinários sacros e obras, cujas composições representam a inspiração espiritual e o mais profundo sentimento de adoração ao Supremo Maestro da Vida.

Ao longo das cinco décadas, o coral feminino participou de diversos congressos e festivais em todo Brasil e se apresenta regulamente no Templo Central das Assembleias de Deus em João Pessoa. Tem regência do maestro Daniel Berg.

Coral Masculino Filhos de Asafe – Também pertence à Igreja Evangélica Assembleia de Deus em João Pessoa, e tem como regente o maestro Daniel Berg. O coral foi fundado há dez anos, período em que vem se apresentando em festivais de várias do cidades da Paraíba e de outros estados do país. A exemplo do coral feminino, tem a finalidade de proclamar a grandeza de Deus através do louvor, com um repertório que vai de óperas a hinos sacros.

Coro Sinfônico da Paraíba – Fundado em 1960, é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade.

Tem atuado junto à Orquestra Sinfônica e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros. O Coro Sinfônico tem como regente o maestro Daniel Berg.

Regentes

João Alberto Gurgel – É graduado pela Universidade Federal da Paraíba e dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê desde 2001, do Coro do Tribunal de Contas do Estado desde 1998, do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) desde 2009, e já esteve à frente de grupos como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Também atuou como regente do Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013.

No início da Pandemia do Covid-19, no ano de 2020, foi pioneiro na criação, produção e propagação das inusitadas apresentações virtuais de coros, em vídeos produzidos a partir de telefones celulares. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Daniel Berg – Possui graduação em Língua Francesa pela Universidade Federal da Paraíba e é Bacharel em música pela UFPB. Estudou na UNIL (Universidade de Lausanne – Suiça). Como maestro e solista, se apresentou em várias cidades da Europa, sobretudo em Zurique, Berna e Lausanne. Como professor de educação musical, leciona musicalização infantil em algumas escolas da capital.

Atualmente está cursando pós-graduação em musicoterapia e é pós-graduado em regência pela Universidade Federal da Bahia. Recentemente, regeu o coro da cidade de Gatchina, na Rússia, e foi professor de regência a convite da associação de regentes da Rússia, no conservatório de música em São Petersburgo, representando a América Latina.

Anderson Correia – É graduado em música pela UFPB e tem atuado desde 1999 como regente e diretor musical de diversos grupos corais, destacando-se o Grupo Amadeus, do Instituto de Religião d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e outros grupos corais desta igreja.

Também foi regente ou regente assistente, entre os anos de 2006 a 2015, dos seguintes grupos: Coral da Facene, Coral do Hospital Edson Ramalho, Coral Sinfônico e Infantil da Paraíba, Coral Vozes do CPAM e Coral Vozes do Sanhauá.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo