JUSTIÇA

Cármen Lúcia defende Alexandre de Moraes após acusações de investigações ‘fora do rito’ no TSE

“Ministro Alexandre de Moraes, um grande ex-presidente, que cumpriu enorme papel, como é de conhecimento geral do país, nas eleições de 2022", disse

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), saiu em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após uma série de reportagens da Folha de S. Paulo apontarem que o gabinete de Moraes no STF teria usado mensagens de forma não oficial para pedir a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas no inquérito das fake news no STF.

“Ministro Alexandre de Moraes, um grande ex-presidente, que cumpriu enorme papel, como é de conhecimento geral do país, nas eleições de 2022. E apenas fazer algumas observações: em primeiro lugar, notícias que têm sido veiculadas sobre acumulação de cargos de ministros do STF e de ministros do TSE. Lembrar a todos que essa é uma escolha constitucional, que a constituinte vem fazendo desde a década de 30 do século passado”, afirmou Cármen Lúcia, de acordo com o UOL.

A reportagem menciona mensagens indicando que Moraes teria ordenado informalmente a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para fundamentar suas decisões contra bolsonaristas no inquérito das fake news no STF durante e após as eleições de 2022. Em resposta, Moraes afirmou que atuou dentro dos parâmetros legais.

Seu gabinete esclareceu em nota que, durante as investigações dos inquéritos 4781 (Fake News) e 4878 (milícias digitais), foram feitas várias determinações e requisições a diferentes órgãos, incluindo o TSE, que, no exercício do poder de polícia, é competente para elaborar relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativas de golpe de Estado e atentados à democracia e às instituições.

Com Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo