POLICIAL

Carlos Bolsonaro é investigado por envolvimento em espionagem ilegal pela “Abin paralela”

Nesta quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a quarta fase da Operação Última Milha, que mira integrantes do esquema de espionagem no governo Bolsonaro

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (11) a quarta etapa da Operação última Milha, que investiga a criação de uma organização criminosa envolvendo a Agência de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro (PL) está entre os principais investigados no caso, informa a Folha de S. Paulo.

A PF apura o envolvimento de Carlos no uso do software espião FirstMile pela Abin para produzir relatórios sobre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e adversários políticos do ex-presidente, além de conseguir informações para alimentar o “gabinete do ódio” na produção de notícias falsas. A quarta fase das investigações aponta que membros dos três Poderes e jornalistas foram alvos de ações do grupo, incluindo a criação de perfis falsos em redes sociais.

O grupo criminoso teria usado servidores da Abin lotados no Centro de Inteligência Nacional (CIN), órgão criado por Bolsonaro para planejar e executar “atividades de inteligência” destinadas “ao enfrentamento de ameaças à segurança e à estabilidade do Estado”. Na época, a Abin era chefiada pelo deputado federal Alexandre Ramagem (PL), atual pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. Servidores da Abin e policiais próximos a Ramagem foram colocados de chefia no CIN, o que fez com que  o órgão recebesse o apelido de “Abin paralela”.

Os alvos da ação desta quinta-feira são dois policiais cedidos à Abin que trabalhavam diretamente para Ramagem e integrantes do “gabinete do ódio”, informa O Globo. Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo