ECONOMIA

Cariri inaugurou a Casa do Artesão de Cabaceiras com dezenas de artesãos da cidade onde tem a Rota do Couro

Solenidade de abertura foi na segunda (9) e contou com representantes do setor

O associativismo voltou a ser pauta da economia criativa no cariri paraibano. Desta vez, a iniciativa é voltada ao artesanato e a atuação coletiva de mais de 40 artesãos. Eles estarão em exposição e vendas coletivas na nova Casa do Artesão de Cabaceiras João Batista de Sousa – Zé Pombo, que foi inaugurada nesta segunda-feira (9). A Casa fica localizada no Antigo Banco do Brasil, no Centro de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina.

De acordo com a definição do Sebrae/PB, é um espaço dedicado à valorização da cultura e do talento dos artesãos. A analista técnica, Andrea Xavier, informa que o Sebrae entrou na parceria e ajudou a construir o Manual de Normas Internas e Condutas do local, junto com a Associação Cabaceirense de Cultura e Turismo (Acactur).

Este ano, a Prefeitura de Cabaceiras criou uma chamada e os artesãos foram seleciados. Eles participaram de várias capacitações do Sebrae para formarem a associação e para saberem criar o manual de uso da Casa. Segundo a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal, Mércia Farias, foi fundamental o apoio do Sebrae para o fortalecimento do artesanato e criação da Casa do Artesão de Cabaceiras.

“Com sua expertise e suporte, nossos artesãos ganharam capacitação, visibilidade e oportunidades de comercialização. Isso não apenas valorizou a cultura local, mas também gerou renda e desenvolvimento econômico para nossa cidade. O Sebrae tem sido um grande parceiro nesse processo, impulsionando o artesanato como uma importante atividade para o turismo e a economia criativa de Cabaceiras”, falou.

Andrea Xavier voltou a comentar sobre a Associação. “Foi construído esse manual, bem como a identidade visual da Casa, através de uma consultoria nossa. A Associação é para que possam comercializar dentro dessa unidade, desse espaço colaborativo, que é a Casa do Artesão”, explicou. Ela disse que essa era uma demanda antiga dos artesãos, que a gestão municipal agora atendeu.

Zé Pombo

O artesão conhecido por Zé Pombo é o homenageado da Acactur dando o nome à Casa do Artesão de Cabaceiras. Ele dedicou toda sua vida a fabricação de chapéus de couro, um dos símbolos mais emblemáticos da cultura nordestina. Os artesãos decidiram quem homenagear e elaboraram o conteúdo do manual de expositores artesãos de Cabaceiras. A loja tem conceito colaborativo e várias tipologias de artesanato.

A gestão da prefeitura apoia cedendo o espaço e administrando o local junto com a Associação. Os horários de funcionamento do local são de segunda à domingo, das 9h às 12h e 13h às 17h. O Instagram da Casa é o @casadoartesaocabaceiras.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo