CULTURA

Caravana Interatos: temporada 2023 chega ao município de Mogeiro-PB com espetáculo de dança na sexta-feira (18)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (18), mais uma atividade da temporada 2023 da Caravana Interatos. A próxima parada é no município de Mogeiro, que recebe o espetáculo de dança ‘Fervo’, criado e encenado por Edigar Palmeira sob direção artística de Bernardo Souza, que também assina a iluminação e coreografia de Erik Breno. A classificação etária é livre e a apresentação gratuita começa às 19h, no Teatro José Silveira, localizado no Centro Histórico Cultural São João Batista.

O espetáculo traz a trilha original executada ao vivo por Daniel (Big) Jesi e Rodrigo Melo, respectivamente produtor e músico, paraibanos que criam uma espécie de cronotopia, de celebração de ressignificação e atualização das tradições, a música é parte fundamental nessa história, das fanfarras e dobrados militares ao frevo sintético surge uma manifestação original fruto desse imenso painel cultural chamado Brasil.

No intuito de investigar e explorar as corporeidades presentes no Frevo, o espetáculo “Fervo” busca traçar uma genealogia dessa manifestação, visitando na capoeira e samba aspectos gestuais e rituais que se conservaram no tempo, atualizando-se de uma manifestação a outra e presentes no Frevo. O espetáculo se desenvolve numa passarela de cadeiras/espectadores e tem em uma das pontas o dançarino-ator e na outra um músico que, através de música eletrônica sampleada ao vivo e improvisada ora propõe, ora acompanha a caminhada dos movimentos do dançarino organizada em 3 atos.

No primeiro ato é apresentada uma evolução de sons e gestos da Capoeira que se desdobra no Samba e no Frevo, realizando nestes um contrabando de sua ginga e sinuosidade natural. Uma corporeidade que se atualiza conservando os rastros de sua expressão ancestral. No segundo ato, de performance teatralizada e interação com os presentes, compõe se com os sons e ambiência produzidos, os gestos e movimentos performados e com as provocações ao público a paisagem que experimenta o folião do carnaval de rua, situando dançarino-ator e plateia num mesmo espaço imaginário. Um rito coletivo, agora explicitado pela cena. No terceiro ato, performando um rito de “abre-caminho” para cada espectador, o dançarino convida o público a partilhar a pista num gesto em que o Frevo, situado na sua história como resistência e celebração, se converte em “Fervo”.

Edigar Palmeira – Como artista transita entre os campos da dança, teatro, cinema e artes visuais, mesclando saberes, estudos e experimentações tecendo uma malha criativa cheia de referências e que se estende aos vários formatos, desde as danças folclóricas e folguedos populares, ao estudo sobre ondas sonoras e suas afetações no corpo. A investigação é uma característica do trabalho do artista que busca desconstruir conceitos básicos, atribuindo aos mesmos, novos valores estabelecidos a partir da compreensão simbólica da obra.  Desde 2006 integra o Coletivo Tanz onde atua como dançarino e diretor. Consta ainda no seu currículo participação nas seguintes companhias:  Esther Weitzman companhia de dança (Rio de Janeiro-RJ) Atuação: bailarino (2009)∙ Cia. Vias da Dança (Recife-PE). Atuação: Bailarino / Período: 2007 a 2008 ∙ Terra Brasilis Cia. de dança (Campina Grande) Atuação: Bailarino e diretor artístico / Período: 2006 – 2011. Participação em importantes festivais nacionais e internacionais.

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou em junho, no município de Areia, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Esperança, Alagoa Nova, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba.

A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital. Em cada local por onde passa, o projeto tem parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.

DiárioPB com Ascom

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo