Caravana Interatos abre a temporada 2023 com espetáculo de dança em Areia
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, neste sábado (17), as atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A primeira parada será no município de Areia, que recebe o espetáculo de dança ‘ForróLab – Baião de Duas’, com as dançarinas Karla Oliveira e Jack Keysy. A apresentação gratuita acontece a partir das 19h, no Teatro Minerva.
‘ForróLab – Baião de Duas’ é um espetáculo de improvisação em dança construído a partir da investigação do Corpobodó. É um formato de laboratório experimental que investiga a corporeidade contemporânea da mulher paraibana forrozeira. Evidenciando questões dentro da ótica de discussões de gênero na cultura do forró. A condução a dois é compartilhada entre as duas mulheres no cenário de uma preparação para o forrobodó.
O espetáculo tem direção, roteiro e produção executiva de Karla Oliveira, que também integra o elenco ao lado de Jack Keysy. A duração é de 35 minutos e a classificação indicativa é livre para todas as faixas etárias. A fotografia é de Helena Lima. A trilha sonora conta com músicas de Cabruêra, Jaguaribe Carne, Forro Red Light, Bella Raiane e As Januárias.
Utilizando-se dos códigos de movimento de outras danças populares, danças urbanas e técnicas da dança contemporânea, o duo busca pesquisar campos relacionais através da improvisação visando entender o corpo da mulher que dança na Palhoça. No intuito de ampliar novas maneiras de mover, sentir, vivenciar e experimentar esta dança.
Colocar os pés e os ouvidos no terreiro de um forró é mergulhar expansivamente nas memórias afetivas ancestrais para se permitir dançar, a dois ou não, em uma atmosfera de aberturas para outras linguagens de dança que tornam o arrasta-pé um espaço brincante.
Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começa em junho, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Carrapateira, Alagoa Nova, Areia, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.
O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital.
SOBRE AS ARTISTAS
Karla Oliveira é dançarina, coreógrafa, produtora, passista e capoeirista de João Pessoa. Graduanda do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, iniciou suas pesquisas nas danças urbanas em 2017, tendo foco nas danças House, Breaking e Hip-Hop Dance. Formada em Danças Urbanas pelo CEARTE/PB em 2019. Constrói sua investigação na Dança Contemporânea através da fusão das Danças Urbanas com danças populares como Frevo, Forró, Samba e Cavalo Marinho. Integrante do grupo de danças urbanas e dança contemporânea Coletivo Tribo Éthnos (PB), Atualmente desenvolve pesquisa sobre o Frevo através do Projeto de Iniciação Científica pelo curso de Dança – UFPB, assim como também é integrante do Coletivo Pé de Frevo, grupo de pesquisa que dedica-se ao Passo e atua com oficinas, apresentações e práticas de frevo aliadas a UFPB. É fundadora, diretora e dançarina do grupo de investigação em vídeo dança Lak Um Coletivo(PB). Idealizadora do projeto de investigação ForróLab, onde explora o conceito corpobodó como mote para laboratórios investigativos , Duo fusão em Danças Urbanas e Populares a partir do Forró, duo experimental com a dançarina Jack Keysy (PB).
Jack Keysy é professora, dançarina e pesquisadora paraibana, natural de Campina Grande formada em Licenciatura em Dança pela UFPB, desenvolve trabalhos cênicos através da performance. Atua nas Danças Urbanas desde 2005. É integrante do Coletivo Tanz, onde desenvolve trabalhos com performance contemporânea. Integrante do Coletivo House Dance PB, onde atua como pesquisadora e dançarina da cultura House Paraibana. É integrante do grupo SoulBrazil onde atua como produtora, dançarina e pesquisadora das mulheres na cultura Hip Hop. Atualmente pesquisa corpo e imagem através da proposta do Jazz Funk e Conexões do Samba e Forró nas Danças Urbanas Estadunidenses, possibilitando um corpo potente para o improviso e trazendo esses estudos para as experimentações do ForróLab.