CULTURA

Caravana Interatos abre a temporada 2023 com espetáculo de dança em Areia

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, neste sábado (17), as atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A primeira parada será no município de Areia, que recebe o espetáculo de dança ‘ForróLab – Baião de Duas’, com as dançarinas Karla Oliveira e Jack Keysy. A apresentação gratuita acontece a partir das 19h, no Teatro Minerva.

‘ForróLab – Baião de Duas’ é um espetáculo de improvisação em dança construído a partir da investigação do Corpobodó. É um formato de laboratório experimental que investiga a corporeidade contemporânea da mulher paraibana forrozeira. Evidenciando questões dentro da ótica de discussões de gênero na cultura do forró. A condução a dois é compartilhada entre as duas mulheres no cenário de uma preparação para o forrobodó.

O espetáculo tem direção, roteiro e produção executiva de Karla Oliveira, que também integra o elenco ao lado de Jack Keysy. A duração é de 35 minutos e a classificação indicativa é livre para todas as faixas etárias. A fotografia é de Helena Lima. A trilha sonora conta com músicas de Cabruêra, Jaguaribe Carne, Forro Red Light, Bella Raiane e As Januárias.

Utilizando-se dos códigos de movimento de outras danças populares, danças urbanas e técnicas da dança contemporânea, o duo busca pesquisar campos relacionais através da improvisação visando entender o corpo da mulher que dança na Palhoça. No intuito de ampliar novas maneiras de mover, sentir, vivenciar e experimentar esta dança.

Colocar os pés e os ouvidos no terreiro de um forró é mergulhar expansivamente nas memórias afetivas ancestrais para se permitir dançar, a dois ou não, em uma atmosfera de aberturas para outras linguagens de dança que tornam o arrasta-pé um espaço brincante. 

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começa em junho, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Carrapateira, Alagoa Nova, Areia, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital.

SOBRE AS ARTISTAS

Karla Oliveira é dançarina, coreógrafa, produtora, passista e capoeirista de João Pessoa. Graduanda do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, iniciou suas pesquisas nas danças urbanas em 2017, tendo foco nas danças House, Breaking e Hip-Hop Dance.  Formada em Danças Urbanas pelo CEARTE/PB em 2019.  Constrói sua investigação na Dança Contemporânea através da fusão das Danças Urbanas com danças populares como Frevo, Forró, Samba e Cavalo Marinho.  Integrante do grupo de danças urbanas e dança contemporânea Coletivo Tribo Éthnos (PB),  Atualmente desenvolve pesquisa sobre o Frevo através do Projeto de Iniciação Científica pelo curso de Dança – UFPB, assim como também é integrante do Coletivo Pé de Frevo, grupo de pesquisa que dedica-se ao Passo e atua com oficinas, apresentações e práticas de frevo aliadas a UFPB.  É fundadora, diretora e dançarina do grupo de investigação em vídeo dança Lak Um Coletivo(PB). Idealizadora do projeto de investigação ForróLab, onde explora o conceito corpobodó como mote para laboratórios investigativos , Duo fusão em Danças Urbanas e Populares a partir do Forró, duo experimental com a dançarina Jack Keysy (PB).

Jack Keysy é professora, dançarina e pesquisadora paraibana, natural de Campina Grande  formada em Licenciatura em Dança pela UFPB, desenvolve trabalhos cênicos através da performance. Atua nas Danças Urbanas desde 2005. É integrante do Coletivo Tanz, onde desenvolve trabalhos com performance contemporânea. Integrante do Coletivo House Dance PB, onde atua como pesquisadora e dançarina da cultura House Paraibana. É integrante do grupo SoulBrazil onde atua como produtora, dançarina e pesquisadora das mulheres na cultura Hip Hop. Atualmente pesquisa corpo e imagem através da proposta do Jazz Funk e Conexões do Samba e Forró nas Danças Urbanas Estadunidenses, possibilitando um corpo potente para o improviso e trazendo esses estudos para as experimentações do ForróLab.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo