Capital paulista possui oásis em meio a Selva de Pedras
por Alex Baseia*
Em plena selva de pedras de São Paulo, localizado na divisa entre São Paulo e Osasco está um condomínio de luxo chamado Parque dos Príncipes. Diferente dos outros, não é um condomínio fechado, mas aberto a todos. O mais rico nessa história na verdade é que o condomínio abriga partes de mata atlântica protegida. Transformando ele em um oásis em meio a selva de pedras da metrópole de São Paulo. E apesar de ser em meio a grande metrópole, o condomínio também abriga grande diversidade de animais. Como o gambá Saruê, micos , cobras, lagartos, pequenos roedores. E muitas espécies de pássaros : Tucanos, pica paus, galinha d’água, faisão, bem-te-vi, maritacas, papagaios, gaviões, corujas e muitos outros. Também existem muitas espécies de árvores nativas e plantadas. Árvores frutíferas como a Amora, pitanga, cereja, goiabas, mangas, limão, acerola e muitas outras, algumas vindas do nordeste do país e também muitas árvores de origem japonesa já que alguns moradores são da comunidade Japonesa. E alguns estão envolvidos no plantio de árvores e cuidados com a natureza do parque.
O parque atrai muitos moradores da região que utilizam para diversos fins, os principais para práticas de exercícios, esportes, fotografias, caminhadas diárias e muito passeio com animais, principalmente cachorros. Aos finais de semanas muitas famílias vêm pra um dia recreativo. Assim o parque consegue prestar um enorme serviço social trazendo paz, saúde e muito lazer para parte da população de são paulo que por ser moradores de uma das maiores metrópoles do mundo convivem constantemente com poluição sonora, no ar, visual e muita correria e estresse o que torna o Parque dos príncipes esse literal oásis nessa verdadeira selva de pedras.
////////
*Alex Baseia é esrudante de Jornalismo na Faculdade Cruzeiro do SUl e colaborador do DiárioPB, sob a supervisão do jornalista Dalmo Oliveira.