GERAL

Capacidade dos açudes da Paraíba chega a 20,6% e Aesa faz alerta à população

açude de boqueirãoA capacidade total de armazenamento de água nos açudes paraibanos é de apenas 20,6%, mesmo com as chuvas registradas nos últimos dias. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo diretor técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, e mostram preocupação com a situação geral dos açudes. 

Segundo Porfírio Loureiro apenas o Açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, obteve uma recarga significativa. O ganho foi de 3,3 milhões de metros cúbicos, equivalente a 0,8%. 

“Da capacidade total do Estado, estamos com 20,6%. Isso significa que devemos redobrar a atenção, gerenciar ainda mais os recursos hídricos de forma eficiente. Para isso, é fundamental que a população faça parte desse processo, e continue fazendo uso da água de forma racional”, pontuou o diretor.

Ainda segundo Porfírio a situação deve ter uma melhora no mês de maio, com a chegada do período chuvoso em regiões do estado. “Esperamos que os principais reservatórios paraibanos ganhem recargas significativas e, assim, possamos ter uma situação bem mais favorável. É necessário ressaltar, no entanto, que o uso racional da água é fundamental para que o Estado possa conquistar uma situação mais tranquila”, disse.

A partir das chuvas que devem chegar em maio é que a Aesa pode ter uma melhor analise da situação para o resto do ano na Paraíba. “Com base nesses dados, podemos definir de qual açude se vai retirar água, envio de carros-pipa, além de outras providências que o Governo do Estado poderá adotar para amenizar eventuais problemas por conta da escassez de água”, concluiu.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo