Campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia” contra importunação sexual será lançada na próxima terça-feira
A campanha tem como objetivo central conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito ao corpo da mulher durante os festejos carnavalescos.
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, vai lançar, na próxima terça-feira (30), às 9h, a sexta edição da campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia” no auditório I do Espaço Cultural, em João Pessoa. Esta iniciativa, coordenada pela Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), conta com a participação integrada de diversos órgãos, incluindo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, OAB-PB, Defensoria Pública, entre outros.
A campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia” tem como objetivo central conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito ao corpo da mulher durante os festejos carnavalescos. O slogan desta edição permanece “Meu corpo não é sua folia”, reforçando a mensagem de que nenhuma mulher deve ter seu corpo tocado ou ser importunada sem seu consentimento. O crime de importunação sexual, conforme estabelecido pela Lei 13.718/18, prevê pena de um a cinco anos de prisão.
Em casos de importunação, as denúncias podem ser feitas nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) ou, na ausência destas, em qualquer delegacia. Além disso, os telefones 197 (importunação) e 190 (emergência) estão disponíveis para atendimento.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destaca que a campanha deste ano incluirá a distribuição de materiais como leques e adesivos contendo os números de denúncia e urgência. Também serão realizadas ações preventivas nas prévias da Folia de Rua, assim como durante o carnaval na Capital e nas cidades do interior, em parceria com a Coordenadoria das Delegacias da Mulher da Paraíba.
“A campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia” reafirma o compromisso do Governo da Paraíba em promover um carnaval seguro e respeitoso, rechaçando qualquer forma de violência contra as mulheres. A participação ativa de diversos setores da sociedade é essencial para a eficácia dessa ação de conscientização”, afirma Lídia Moura.
Ação de conscientização – A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) também unirá esforços durante as prévias carnavalescas com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e demais parceiros divulgando a campanha “Previna-se” – com um trabalho de panfletagem e distribuição de preservativos voltado para a prevenção de IST-AIDS. Segundo o secretário executivo da Sejel, Pedro Matias, a parceria com a Secretaria da Mulher vai somar esforços para atingir a população mais jovem nos festejos carnavalescos.
“Mesmo com queda nos casos de Aids na Paraíba em 2023, informações do Ministério da Saúde apontam incidência entre jovens de 15 a 24 anos. Isso requer uma atenção redobrada, tornando-se fundamental a promoção de campanhas em relação a todas as infecções sexualmente transmissíveis. Vamos unir esforços para trabalhar com ação de divulgação nas ruas durante as prévias e no Carnaval”, disse Pedro Matias.