Vereadores de Santa Rita acatam denúncia contra Netinho
Vereadores de Santa Rita analisarão as denúncias contra o atual prefeito, Netinho de Várzea Nova (PR), e podem afasta-lo nos próximos dias. A Câmara Municipal daquela cidade decidiu criar uma comissão processante, formada por três vereadores, para analisar as denúncias contra o gestor e o seu imediato afastamento do cargo.
Entre as denúncias estão a ausência de pagamento dos servidores, em alguns casos há mais de cinco meses, e a falta de pagamento a fornecedores. As denúncias apontam ainda indícios de irregularidades nas contas da Previdência do município.
As contas da Prefeitura de Santa Rita estão bloqueadas, a partir de uma decisão do Tribunal de Contas do Estado TCE-PB); por decisão da Justiça, a pedido do Ministério Público estadual, como forma de assegurar o pagamento dos salários.
O prefeito Netinho de Várzea Nova será ouvido nessa comissão processante. os vereadores querem votar o relatório dessa comissão em duas sessões. Em caso de afastamento do prefeito, o presidente da Câmara, Anésio Miranda, não poderá assumir o cargo, já que concorre à reeleição. A Câmara pode confirmar o vereador Severino Farias (PDT), segundo secretário da mesa-diretora, para um mandato tampão de três meses, já que no próximo domingo Santa Rita escolhe o novo prefeito.
A Câmara de Santa Rita tem 19 vereadores. Para que o afastamento de Netinho seja aprovado são necessários 13 votos.
O TCE instaurou a inspeção especial de acompanhamento de gestão na prefeitura. Um grupo de promotores de Justiça acompanhou, durante parte da última quarta-feira (14), a inspeção especial realizada por uma equipe de quatro auditores do Tribunal de Contas do Estado na Prefeitura de Santa Rita.
Redação com Portal Correio