Caboclinhos tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

CaboclinhosCaboclinhos, dança folclórica oriunda de Pernambuco, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.  A novidade foi anunciada pelo Ministério da Cultura nesta quinta-feira (24), dia em que o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural se reuniu em Brasília para avaliar a inserção da tradição na lista. 

Também foi avaliado, na Capital Federal, o tombamento de quatro edificações históricas situadas no Rio de Janeiro. Trata-se dos prédios das Antigas Docas de D. Pedro II, do Antigo Supremo Tribunal Federal, do Lampião do Largo da Lapa e do Instituto de Resseguros do Brasil.  

Portando maracas, apitos, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, além de colares, os caboclinhos se vestem como índios e representam cenas de caça e combate. Estima-se que a tradição foi criada no final do século XIX. A dança emula símbolos de resistência dos povos indígenas e africados, que aqui foram escravizados. Com arco e flecha em mãos, os participantes produzem sons “secos” enquanto se abaixam e levantam. A tradição está vinculada ao culto da Jurema, árvore nativa do Brasil.

Diário de Pernambuco

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo