Brasil tem 121 casos confirmados de coronavírus; SUS lança aplicativo para auxiliar informações
Brasil de Fato – O Ministério da Saúde informou que foram confirmados 121 casos de Covid-19, o novo coronavírus, no Brasil. Segundo o relatório divulgado neste sábado (14), o país tem 1.496 casos suspeitos em 13 estados, além de 1.413 casos descartados.
Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro tem o maior número de casos confirmados: 65 e 22, respectivamente.
Até momento, São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo os únicos estados em que foi localizada transmissão comunitária, que acontece quando não é mais possível identificar a trajetória da infecção. Não há registro de óbitos pela doença até o momento, de acordo com a plataforma oficial do Ministério da Saúde.
Aplicativo do SUS sobre coronavírus
Para auxiliar na divulgação de informações corretas sobre a situação, o SUS (Sistema Único de Saúde) criou aplicativo gratuito e já disponível para a população, com versões para os sistemas operacionais iOS e Android. A interface do aplicativo Coronavírus-SUS permite que o usuário veja as unidades básicas de saúde perto de sua localização, por meio de um mapa, e também disponibiliza dicas e notícias sobre o tema.
O deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) criticou a decisão do governo do Estado de São Paulo, junto com o Ministério da Saúde, de que a rede pública de São Paulo deixará de realizar o exame para detecção do coronavírus em casos considerados “leves”, quando não há necessidade de internação. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13) pelo coordenador do Centro de Contingência para a doença, David Uip, durante coletiva de imprensa.