ESPORTES

Brasil conquista 50 medalhas nos Jogos do BRICS na Rússia

Ao todo foram sete medalhas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze em diversas modalidades

Sputnik – O Brasil conquistou 50 medalhas Jogos do BRICS, em Kazan, na Rússia, e ficou em quinto lugar no quadro geral do evento, que terminou neste sábado (22) e reuniu atletas universitários de mais de 60 países.

Ao todo foram sete medalhas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze em diversas modalidades. Os judocas brasileiros se destacaram, conquistando três medalhas de ouro nas categorias 100 kg, 70 kg e 57 kg. Duas dessas medalhas foram obtidas mais cedo pelos atletas Shirlen Thais do Nascimento e Lucas Antônio Martins.

Na natação, em que os nadadores brasileiros quebraram recordes e garantiram 25 medalhas, incluindo duas de ouro. No karatê, os atletas conquistaram quatro medalhas, duas delas de ouro. O Brasil também conquistou medalhas nos saltos ornamentais, atletismo, sambo, wrestling, wushu, badminton e phydital basketball.

Formada por 112 atletas, a delegação brasileira contou com 42 bolsistas do Programa Bolsa Atleta.

Neste sábado, durante a Reunião dos Ministros do Esporte do BRICS, o Brasil foi anunciado como a sede da próxima edição dos Jogos, que acontecerá em 2025

Os Jogos do BRICS são realizados anualmente e, pela tradição, cabe ao país que ocupa a presidência rotativa do mecanismo a organização da competição no ano de sua presidência e em 2025, o Brasil assumirá a presidência do BRICS.

Jogos de Kazan

Os Jogos não têm modalidades pré-definidas, que são determinadas pelos países anfitriões. Na Rússia, estão sendo disputadas 27 modalidades: boxe, break, vôlei de praia, handball de praia, caiaque e canoagem, remo, judô, caratê, koresh, atletismo, tênis de mesa, natação, saltos ornamentais, sambo, nado sincronizado, skate, wrestling, ginástica artística, tênis, wushu, esgrima, baquete “phygital”, futebol “phygital”, ginástica rítmica, xadrez, levantamento de peso e badminton.

Os Jogos do BRICS são uma competição multiesportiva organizada pelos países-membros, organização integrada em sua composição atual pela África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Irã e Rússia.

Cúpula do BRICS

A cúpula do BRICS na Rússia também acontecerá em Kazan, de 22 a 24 de outubro. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, participará do encontro, de acordo com o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo de Lima Baena Soares.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo