Botafogo-PB x Confiança-SE já decidiu vaga em fase de Série C; Belo avança em 2023 caso empate
A partida entre Botafogo-PB e Confiança-SE, marcada para este sábado, pela 18ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, vale muito para os dois clubes nordestinos. Para o Belo, pode significar a classificação para o quadrangular do acesso. Para o Dragão, significar manter ou não a chama do sonho de chegar à próxima fase acesa. Clássico nordestino, o duelo já foi um confronto de mata-mata da Série C, em 2003. E agora, 20 anos depois, volta a ter ingredientes parecidos.
Naquela temporada, Botafogo-PB e Confiança disputaram a Terceira Divisão, que naquele tempo era a série mais marginal do futebol brasileiro. Os clubes se encontraram na quarta fase da Série C.
A quarta fase já era mata-mata. O terceiro daquela competição. O Botafogo-PB tinha eliminado CSA e Sergipe, no mata-mata, antes de encontrar o Confiança. O Dragão já havia batido dois sul-mato-grossenses, o Operário-MS e o Cene-MS.
Na quarta fase, o alvinegro e o alviazulino se encontraram e só um sobreviveria. E foi o caso do Botafogo-PB, que contou com o baixinho Helinho dando show nas duas partidas, em João Pessoa e Aracaju.
Na partida de ida, no Almeidão, palco do jogo deste sábado pela Série C 2023, o Belo venceu por 2 a 0. Com gols de dois baixinhos inesquecíveis. Helinho e Betinho, ídolo do clube alvinegro.
No jogo de volta, quem voltou a brilhar foi Helinho. Com o Confiança tendo que sair para o jogo para buscar a remontada, o Botafogo-PB de Durval, zagueiro do time naquele ano, foi preciso e não deu chance. Goleou o Confiança com gols de Helinho, duas vezes, Maurício e Nilson Sergipano. Dagil descontou para Dragão.
O Botafogo-PB avançou, eliminou o Palmas na quinta fase, também mata-mata, e terminou o torneio em terceiro lugar, chegando até quadrangular final da Série C, mas sem conseguir o acesso para a Série B. Naquele ano, apenas dois clubes subiram para a Segundona.
O Botafogo-PB agora quer que em 2023 seja diferente e igual. Igual no sucesso diante do Confiança e diferente ao fim do torneio, para parar de ficar no quase. O primeiro passo começa com a classificação para o quadrangular do acesso. Quarto colocado do torneio com 29 pontos, um empate neste sábado, diante do Confiança, já serve para o Alvinegro se classificar para a próxima fase da Série C. Do outro lado, o Confiança tem que vencer para seguir com chances de avançar. O jogo será às 16h, no Estádio Almeidão.
DiárioPB com ge BOTAFOGO-PB