Beneficiários já podem verificar pagamentos no Meu INSS
Começou, na última semana, o depósito dos pagamentos do INSS referente à competência janeiro. Quem recebe benefício já pode consultar as informações no Extrato de Pagamento, que pode ser obtido de forma automática pelo Meu INSS.
O extrato traz detalhes como o valor do benefício, os descontos realizados e o banco em que o pagamento será depositado. O documento mais recente fica sempre disponível poucos dias antes do início dos pagamentos, mas o beneficiário também pode consultar extratos de meses anteriores pela plataforma.
Para consultar o documento, o beneficiário pode acessar o Meu INSS pelo aplicativo para celular ou no site gov.br/meuinss. Será necessário inserir login e senha. Após o acesso, o usuário pode clicar no campo “Do que você precisa?” e escrever “Extrato de Pagamento”.
Também é possível retirar o extrato numa agência da Previdência Social. Para isso, no entanto, é necessário agendar atendimento, ligando para o telefone 135 ou pelo Meu INSS.
Mais extratos disponíveis – Pelo Meu INSS, o segurado também pode obter outros documentos. Entre eles, está o Extrato de Empréstimo Consignado, que detalha empréstimos que estejam sendo descontados do benefício. Outro documento que pode ser consultado na plataforma é o Extrato de Contribuição (CNIS). Por meio dele, o segurado pode conferir vínculos de emprego, remunerações e contribuições que constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), utilizado para a concessão de benefícios do INSS. Esses são apenas dois exemplos, mas o cidadão pode conferir no Meu INSS todos os extratos e documentos disponíveis. Em caso de dúvidas, também é possível ligar para o telefone 135.